• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ITAPEMIRIM-ES

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (864.9Kb)
Date
2020-10-13
Author
SANTOS, RAFAEL
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa buscou verificar como os professores da disciplina Matemática do Ensino Fundamental II do município de Itapemirim-ES vêm incorporando a tecnologia como metodologia de ensino, levando em conta a realidade de cada Instituição que oferta esse segmento de ensino, no que diz respeito à infraestrutura, aos equipamentos tecnológicos e também investimentos do sistema de ensino na formação do professor para o fomento de novas práticas metodológicas que vão ao encontro do interesse e realidade dos alunos. Sabe-se quanto é desafiador para o professor e também para escola propiciar um bom ensino aos alunos de uma geração na era digital e do mundo moderno, que cada vez mais só cresce e instiga os profissionais de educação a buscar algo que prenda a atenção e desperte a vontade do aluno na realização de atividades pedagógicas. A pesquisa de cunho qualitativo busca ainda identificar o perfil desses alunos matriculados no sistema de ensino e a maneira como os professores estão trabalhando a tecnologia dentro do currículo da disciplina Matemática no dia a dia desses alunos. Assim, a pesquisa vem trazendo o ensino híbrido como mais uma alternativa de metodologia de ensino que contemple o envolvimento de toda escola na busca de trabalhar no aluno o estímulo, o raciocínio lógico, o seu envolvimento no meio em que vive e também motivar o professor a buscar um conhecimento dentro realidade de seus alunos. Discorre-se também sobre a importância da formação continuada, os desafios do professor, a cibercultura nesse processo de ensino. Nas considerações finais do trabalho, reúnem-se narrativas dos professores que demonstraram motivos pelos quais a tecnologia ainda é desafiadora, quando tentam inseri-las em seu planejamento devido a vários fatores que ainda precisam ser melhorados, trabalhados e discutidos tanto pelos professores quanto pela equipe gestora e pedagógica, e a um olhar mais sensível do sistema de ensino em fomentar o uso da tecnologia no dia a dia do fazer docente.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/701
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback