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dc.contributor.authorMOTA, BETHÂNIA
dc.date.accessioned2021-08-20T18:26:45Z
dc.date.available2021-08-20T18:26:45Z
dc.date.issued2020-10-14
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/699
dc.description.abstractNa atualidade, as questões relacionadas à inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular têm ganhado cada vez mais espaço entre os pesquisadores, em busca de atendê-los de forma competente e com qualidade. Neste contexto, estão incluídos os alunos que apresentam algum tipo de distúrbio de aprendizagem, como o TDAH, que necessitam de adequações para obterem êxito em sua aprendizagem. Assim, a questão-problema que a pesquisa buscou responder foi: Como os professores de Arte das escolas da rede municipal de Presidente Kennedy utilizam a Arteterapia para integrar os alunos com TDAH no Ensino Fundamental? Como objetivo geral a pesquisa traz: Compreender como a utilização da Arteterapia pelos professores contribui na integração dos alunos com TDAH no ensino fundamental. Os objetivos específicos do estudo são: Relatar como é desenvolvida a Arteterapia pelos professores nas escolas da rede municipal de Presidente Kennedy com os alunos com TDAH; Descrever a Arteterapia, importância e benefícios no ambiente escolar junto aos alunos de TDAH; Sugerir à Secretaria Municipal de Educação um Projeto de Intervenção direcionado aos professores de Arte, a fim de intensificar a Arteterapia no desenvolvimento das atividades didático pedagógicas. Para responder aos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa exploratória e qualitativa. O estudo foi realizado com professores de Arte do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no município de Presidente Kennedy-ES. O instrumento utilizado foi um questionário, inserido na plataforma do Google Docs e enviado via WhatsApp aos docentes para que fosse respondido. Nesta pesquisa, observou-se que os professores desenvolvem atividades envolvendo a Arteterapia, entretanto, isso ocorre de forma intuitiva, pois não receberam formação continuada específica para esse tipo de trabalho. No entanto, um grande percentual afirmou que os alunos com TDAH participam dessas aulas, o que denota o interesse deles por essas atividades, que envolvem desenho, pintura, colagem, músicas, dentre outras, que fazem parte das suas aulas.pt_BR
dc.subjectArteterapia, Educação Inclusiva, TDAH, Ensino Fundamental.pt_BR
dc.titleA ARTETERAPIA COMO INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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