A ARTETERAPIA COMO INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Na atualidade, as questões relacionadas à inclusão de alunos com necessidades
especiais no ensino regular têm ganhado cada vez mais espaço entre os
pesquisadores, em busca de atendê-los de forma competente e com qualidade.
Neste contexto, estão incluídos os alunos que apresentam algum tipo de distúrbio de
aprendizagem, como o TDAH, que necessitam de adequações para obterem êxito
em sua aprendizagem. Assim, a questão-problema que a pesquisa buscou
responder foi: Como os professores de Arte das escolas da rede municipal de
Presidente Kennedy utilizam a Arteterapia para integrar os alunos com TDAH no
Ensino Fundamental? Como objetivo geral a pesquisa traz: Compreender como a
utilização da Arteterapia pelos professores contribui na integração dos alunos com
TDAH no ensino fundamental. Os objetivos específicos do estudo são: Relatar como
é desenvolvida a Arteterapia pelos professores nas escolas da rede municipal de
Presidente Kennedy com os alunos com TDAH; Descrever a Arteterapia, importância
e benefícios no ambiente escolar junto aos alunos de TDAH; Sugerir à Secretaria
Municipal de Educação um Projeto de Intervenção direcionado aos professores de
Arte, a fim de intensificar a Arteterapia no desenvolvimento das atividades didático pedagógicas. Para responder aos objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa
exploratória e qualitativa. O estudo foi realizado com professores de Arte do 6º ao 9º
ano do Ensino Fundamental no município de Presidente Kennedy-ES. O instrumento
utilizado foi um questionário, inserido na plataforma do Google Docs e enviado via
WhatsApp aos docentes para que fosse respondido. Nesta pesquisa, observou-se
que os professores desenvolvem atividades envolvendo a Arteterapia, entretanto,
isso ocorre de forma intuitiva, pois não receberam formação continuada específica
para esse tipo de trabalho. No entanto, um grande percentual afirmou que os alunos
com TDAH participam dessas aulas, o que denota o interesse deles por essas
atividades, que envolvem desenho, pintura, colagem, músicas, dentre outras, que
fazem parte das suas aulas.