• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

INCENTIVO E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA POR MEIO DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (6.777Mb)
Data
2020-11-19
Autor
RODRIGUES, POLIANA CARLA
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa objetiva oferecer elementos de incentivo e desenvolvimento da Leitura e da Escrita do texto dissertativo-argumentativo com o uso do ambiente virtual de aprendizagem Google Sala de Aula no Ensino Médio. Como aporte teórico, esta pesquisa é fundamentada em vários autores, dentre eles, Britto (2015), Bacich e Moran (2018), Far (2006), Silva (1948) e Costa (2014). Para tal fim, a metodologia utilizada é de caráter qualitativo e quantitativo, e o método pesquisa-ação. Os dados obtidos foram possíveis a partir de observação e aplicação das tarefas aos alunos da 3ª. série do Ensino Médio de uma escola estadual em Santa Maria, distrito de São Mateus-ES. Foi desenvolvida uma sequência didática com aulas explicativas sobre as situações que zeram a redação no ENEM, chamadas de situações específicas, além das cinco competências, por meio de aplicação de três propostas de produção de texto. Essas ações permitiram incentivar a leitura de textos informativos orientados por eixos temáticos e desenvolver a escrita e a reescrita a partir de cada proposta. Este estudo se torna relevante no contexto social, uma vez que foi abordada a tipologia argumentativa, a qual permite o aluno desenvolver sua cidadania, por meio do seu ponto de vista, além de inseri-lo em um mundo tecnológico e virtual, com uso de ferramentas variadas. Portanto, esta pesquisa, por meio da metodologia adotada, oportunizou aos alunos o acesso ao aprendizado com qualidade, levando-os a alcançar nota significativa na redação oficial do ENEM, por conseguinte o ingresso no ensino superior.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/693
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião