dc.description.abstract | Esta pesquisa objetiva oferecer elementos de incentivo e desenvolvimento da Leitura
e da Escrita do texto dissertativo-argumentativo com o uso do ambiente virtual de
aprendizagem Google Sala de Aula no Ensino Médio. Como aporte teórico, esta
pesquisa é fundamentada em vários autores, dentre eles, Britto (2015), Bacich e
Moran (2018), Far (2006), Silva (1948) e Costa (2014). Para tal fim, a metodologia
utilizada é de caráter qualitativo e quantitativo, e o método pesquisa-ação. Os dados
obtidos foram possíveis a partir de observação e aplicação das tarefas aos alunos da
3ª. série do Ensino Médio de uma escola estadual em Santa Maria, distrito de São
Mateus-ES. Foi desenvolvida uma sequência didática com aulas explicativas sobre as
situações que zeram a redação no ENEM, chamadas de situações específicas, além
das cinco competências, por meio de aplicação de três propostas de produção de
texto. Essas ações permitiram incentivar a leitura de textos informativos orientados
por eixos temáticos e desenvolver a escrita e a reescrita a partir de cada proposta.
Este estudo se torna relevante no contexto social, uma vez que foi abordada a
tipologia argumentativa, a qual permite o aluno desenvolver sua cidadania, por meio
do seu ponto de vista, além de inseri-lo em um mundo tecnológico e virtual, com uso
de ferramentas variadas. Portanto, esta pesquisa, por meio da metodologia adotada,
oportunizou aos alunos o acesso ao aprendizado com qualidade, levando-os a
alcançar nota significativa na redação oficial do ENEM, por conseguinte o ingresso no
ensino superior. | pt_BR |