Mostrar el registro sencillo del ítem
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE RELEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
dc.contributor.author | BARRETO, MARILENE | |
dc.date.accessioned | 2021-08-20T17:39:52Z | |
dc.date.available | 2021-08-20T17:39:52Z | |
dc.date.issued | 2020-05-29 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/690 | |
dc.description.abstract | A pesquisa ressalta o uso das Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do letramento. Participaram deste estudo alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública localizada no sul do Espirito Santo. Seu propósito foi abordar como as histórias em quadrinhos podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de alunos e, para isso, buscamos entender como o uso das histórias em quadrinhos podem favorecer a prática de leitura e interpretação em sala de aula. Para fundamentar a pesquisa, corroboraram os teóricos: Soares (2003), Lorenzi e Pádua (2012), Ramos e Vergueiro (2012), Paiva (2003), Carvalho (2008), Val (2006), Perez (2002). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo método de procedimento foi pautado na pesquisa-ação conforme Thiollent (2001). Para a coleta de dados e informações, foram propostos momentos de leitura de histórias em quadrinhos; uma entrevista estruturada, no transcurso do desenvolvimento de uma sequência de atividades em formato de oficinas com o propósito de estabelecer uma conexão entre as histórias em quadrinhos e o filme Spirit Cavalgando Livre, produzindo uma releitura em forma de HQs do filme mencionado. Os resultados revelaram a potencialidade das HQs para despertar o interesse dos alunos, ampliando-lhes habilidades leitoras, avançando no desenvolvimento da criticidade. A partir dessa pesquisa foi elaborado um guia didático com instruções de como produzir uma releitura de filmes infantis no formato de histórias em quadrinhos. | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos. Letramento. Processos de leitura. Atividades lúdicas. | pt_BR |
dc.title | HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE RELEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |