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dc.contributor.authorSANTOS, MARIJARA
dc.date.accessioned2021-08-20T17:34:46Z
dc.date.available2021-08-20T17:34:46Z
dc.date.issued2020-07-31
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/689
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como proposta investigar as experiências escolares de jovens estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santo Antônio do município de São Mateus - ES. No estudo buscamos compreender como os jovens estudantes da 3ª série do Ensino Médio veem o processo formativo dessa etapa da educação básica. O objetivo central foi analisar as percepções que os jovens matriculados no ensino médio têm sobre a experiência escolar e suas expectativas com relação ao processo formativo e seus projetos futuros. Além dos aspectos relacionados a legislação e normatizações acerca do Ensino Médio brasileiro, busca-se dialogar sobre o conceito de juventude considerando a faixa etária, as concepções relativas à geração, e a juventude como categoria sociológica esta última sendo a norteadora do trabalho, pois entendemos que existem “Juventudes” e não apenas “juventude”. A pesquisa foi conduzida em três etapas, na primeira realizamos levantamento e análise documental, na segunda realizamos uma entrevista semiestruturada para identificar o perfil social, econômico e cultural dos 85 jovens matriculados na 3ª série do Ensino Médio da EEEFM Santo Antônio, e na terceira foi realizada uma entrevista semiestruturada com 19 jovens utilizando a metodologia de grupo focal. O produto final desta pesquisa é a criação de um Blog intitulado “lentes da juventude”, trata-se de um ambiente virtual e interativo, que se propõe estimular a participação, por meio de debates e diálogos, além de produzir conhecimentos e divulgar conteúdos relacionados a juventude brasileira. Os dados organizaram-se e se analisaram por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que a escola tem uma função nas vidas dos jovens e eles reconhecem e legitimam a escola como sendo importante e essencial para a sua formação e construção de seus projetos futuros. Os jovens pesquisados almejam concluir seus estudos, ter uma formação de qualidade e alcançar uma profissão que vão lhes permitir ter uma estabilidade financeira e vida digna. Para os jovens, frequentar a escola e estudar, é a estratégia principal que garantirá a realização de seus projetos. Além disso, exercer algum trabalho também apareceu como uma estratégia, visto que para esses jovens é por meio do trabalho que eles irão alcançar seus respectivos sonhos, pois é o trabalho que garante os recursos financeiros necessários. Ainda de acordo com os resultados, as práticas e atividades que são realizadas pelas escolas e que mais ajudam os jovens na elaboração de seus projetos de vida, estão relacionadas com aquilo que eles podem colocar em prática fora da sala de aula. Foram as aulas mais dinâmicas que estimularam a curiosidade e oportunizaram a experimentação e os fizeram pensar e agir: feiras de ciências, aulas nos laboratórios, debates, trabalhos e projetos em grupos. Conclui-se que os jovens entrevistados desejam concluir seus estudos, com qualidade e alcançar uma profissão que lhes garanta uma estabilidade financeira, bens culturais e materiais.pt_BR
dc.subjectEnsino Médio. Juventude. Escola Pública. Projeto de Vida.pt_BR
dc.titleJOVENS OLHARES SOBRE A EXPERIÊNCIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO SENTIDOS E BUSCASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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