JOVENS OLHARES SOBRE A EXPERIÊNCIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO SENTIDOS E BUSCAS
Abstract
A presente pesquisa teve como proposta investigar as experiências escolares de
jovens estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Santo Antônio do município de São Mateus - ES. No estudo
buscamos compreender como os jovens estudantes da 3ª série do Ensino Médio veem
o processo formativo dessa etapa da educação básica. O objetivo central foi analisar
as percepções que os jovens matriculados no ensino médio têm sobre a experiência
escolar e suas expectativas com relação ao processo formativo e seus projetos
futuros. Além dos aspectos relacionados a legislação e normatizações acerca do
Ensino Médio brasileiro, busca-se dialogar sobre o conceito de juventude
considerando a faixa etária, as concepções relativas à geração, e a juventude como
categoria sociológica esta última sendo a norteadora do trabalho, pois entendemos
que existem “Juventudes” e não apenas “juventude”. A pesquisa foi conduzida em três
etapas, na primeira realizamos levantamento e análise documental, na segunda
realizamos uma entrevista semiestruturada para identificar o perfil social, econômico
e cultural dos 85 jovens matriculados na 3ª série do Ensino Médio da EEEFM Santo
Antônio, e na terceira foi realizada uma entrevista semiestruturada com 19 jovens
utilizando a metodologia de grupo focal. O produto final desta pesquisa é a criação de
um Blog intitulado “lentes da juventude”, trata-se de um ambiente virtual e interativo,
que se propõe estimular a participação, por meio de debates e diálogos, além de
produzir conhecimentos e divulgar conteúdos relacionados a juventude brasileira. Os
dados organizaram-se e se analisaram por meio da Análise de Conteúdo. Os
resultados revelaram que a escola tem uma função nas vidas dos jovens e eles
reconhecem e legitimam a escola como sendo importante e essencial para a sua
formação e construção de seus projetos futuros. Os jovens pesquisados almejam
concluir seus estudos, ter uma formação de qualidade e alcançar uma profissão que
vão lhes permitir ter uma estabilidade financeira e vida digna. Para os jovens,
frequentar a escola e estudar, é a estratégia principal que garantirá a realização de
seus projetos. Além disso, exercer algum trabalho também apareceu como uma
estratégia, visto que para esses jovens é por meio do trabalho que eles irão alcançar
seus respectivos sonhos, pois é o trabalho que garante os recursos financeiros
necessários. Ainda de acordo com os resultados, as práticas e atividades que são
realizadas pelas escolas e que mais ajudam os jovens na elaboração de seus projetos
de vida, estão relacionadas com aquilo que eles podem colocar em prática fora da
sala de aula. Foram as aulas mais dinâmicas que estimularam a curiosidade e
oportunizaram a experimentação e os fizeram pensar e agir: feiras de ciências, aulas
nos laboratórios, debates, trabalhos e projetos em grupos. Conclui-se que os jovens
entrevistados desejam concluir seus estudos, com qualidade e alcançar uma profissão
que lhes garanta uma estabilidade financeira, bens culturais e materiais.