Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSILVA, LIANA
dc.date.accessioned2021-08-20T14:50:07Z
dc.date.available2021-08-20T14:50:07Z
dc.date.issued2020-11-13
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/685
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma o ensino da leitura por meio de poemas pode concorrer para o aperfeiçoamento da compreensão leitora e, no sentido de propiciar autonomia, desenvoltura e compreensão do que se lê nas séries iniciais do ensino fundamental. O estudo se configurou em uma pesquisa qualitativa, contemplando levantamento bibliográfico, na tessitura da gênese e do uso da poesia na educação em sala de aula. Por meio da pesquisa, observou-se a sua efetividade como mecanismo estratégico de ensino e aprimoramento da leitura. Foram buscados indícios que pudessem sinalizar ser a poesia um valoroso instrumento de aprendizagem, para o desenvolvimento da criatividade, comunicação e pensamento crítico. Para tanto, houve a proposição de uma oficina de estratégia de leitura, por meio de poesias, tendo como público alvo os professores do 1° ao 5° ano do ensino fundamental de uma escola em Presidente Kennedy. Os principais teóricos que contribuíram para o processo argumentativo desse estudo foram: Isabel Solé, Renata Junqueira de Souza, Paulo Freire e outros. A partir do estudo, foi possível constatar que as atividades com poesias, desde que configuradas de maneira abrangente e por meio das estratégias de leitura, podem resultar na formação de bons leitores.pt_BR
dc.subjectPoesia, Formação Leitora, Estratégias de Leitura, Ensino Fundamentalpt_BR
dc.titleA POESIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples