• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A POESIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (2.347Mb)
Data
2020-11-13
Autor
SILVA, LIANA
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma o ensino da leitura por meio de poemas pode concorrer para o aperfeiçoamento da compreensão leitora e, no sentido de propiciar autonomia, desenvoltura e compreensão do que se lê nas séries iniciais do ensino fundamental. O estudo se configurou em uma pesquisa qualitativa, contemplando levantamento bibliográfico, na tessitura da gênese e do uso da poesia na educação em sala de aula. Por meio da pesquisa, observou-se a sua efetividade como mecanismo estratégico de ensino e aprimoramento da leitura. Foram buscados indícios que pudessem sinalizar ser a poesia um valoroso instrumento de aprendizagem, para o desenvolvimento da criatividade, comunicação e pensamento crítico. Para tanto, houve a proposição de uma oficina de estratégia de leitura, por meio de poesias, tendo como público alvo os professores do 1° ao 5° ano do ensino fundamental de uma escola em Presidente Kennedy. Os principais teóricos que contribuíram para o processo argumentativo desse estudo foram: Isabel Solé, Renata Junqueira de Souza, Paulo Freire e outros. A partir do estudo, foi possível constatar que as atividades com poesias, desde que configuradas de maneira abrangente e por meio das estratégias de leitura, podem resultar na formação de bons leitores.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/685
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião