EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: FORMAÇÃO DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL MARCONDES DE SOUZA – MUQUI/ES
Abstract
A Educação Patrimonial, em termos conceituais, consiste em importante ferramenta
de alfabetização cultural, tendo em vista que é capaz de estabelecer relevante diálogo
entre o ensino e a vasta temática do patrimônio cultural, conforme aduzem Horta,
Grunberg e Monteiro (1999). O estudo tem como objetivo analisar o processo
educativo de valorização do patrimônio histórico e a Educação Patrimonial para os
alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Marcondes de
Souza, localizada no Município de Muqui/ES. A pesquisa mostra que a Educação
Patrimonial nesta localidade ainda possui certa defasagem dos professores, sendo
imprescindível uma maior atenção no contexto escolar para a valorização do
patrimônio cultural. Observam-se as experiências na conservação de bens imateriais,
com o fim de aprimorar o conhecimento crítico do aluno sobre o planejamento para a
conservação e a reabilitação históricas. Apresentam-se algumas sugestões sobre a
conservação do estilo e imagem históricos, sobre sua preservação e acerca da
dimensão racional. Quanto aos critérios, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional classifica os bens que serão tombados ou registrados como Patrimônio
Cultural Imaterial Brasileiro, alicerçado por intermédio da legislação em vigor. Os
elementos acerca de uma reflexão em prol da promoção desses critérios, bem como
as manifestações populares envolvidas, também servirão como reflexão, a fim de
embasar uma discussão quanto à sua relevância. Um papel importante é a
conscientização e a educação das comunidades locais sobre questões de patrimônio
e o valor que eles representam. A metodologia empregada possui natureza qualitativa,
com aplicação da pesquisa documental e bibliográfica, fundamentando-se
teoricamente nos ensinamentos de Casco (2006), Horta (1999), Ortiz (2008), Pelegrini
(2008), entre outros. Aplica-se a estratégia de pesquisa científica de estudo de caso,
no sentido de analisar o fenômeno da Educação Patrimonial no contexto escolar e as
variáveis que o influenciam. Trata-se de um processo de observação sistemática e
participante, por meio de entrevista semiestruturada, com o objetivo de levantar as
informações necessárias à valorização do estudo. Os resultados demonstram que a
Educação Patrimonial, apesar de elementar à formação dos alunos como cidadãos,
não recebe a atenção devida na grade curricular. Destaca-se ainda que, se fosse
trabalhada, mesmo que em formato interdisciplinar, com enfoque no patrimônio
cultural, a comunidade provavelmente seria capaz de se envolver ativamente na ação
de conservação dos bens imateriais que guarnecem a preservação da cultural local.