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dc.contributor.authorSANTANA, DANIELLE
dc.date.accessioned2021-08-20T14:19:56Z
dc.date.available2021-08-20T14:19:56Z
dc.date.issued2020-12-18
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/679
dc.description.abstractA Educação Patrimonial, em termos conceituais, consiste em importante ferramenta de alfabetização cultural, tendo em vista que é capaz de estabelecer relevante diálogo entre o ensino e a vasta temática do patrimônio cultural, conforme aduzem Horta, Grunberg e Monteiro (1999). O estudo tem como objetivo analisar o processo educativo de valorização do patrimônio histórico e a Educação Patrimonial para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Marcondes de Souza, localizada no Município de Muqui/ES. A pesquisa mostra que a Educação Patrimonial nesta localidade ainda possui certa defasagem dos professores, sendo imprescindível uma maior atenção no contexto escolar para a valorização do patrimônio cultural. Observam-se as experiências na conservação de bens imateriais, com o fim de aprimorar o conhecimento crítico do aluno sobre o planejamento para a conservação e a reabilitação históricas. Apresentam-se algumas sugestões sobre a conservação do estilo e imagem históricos, sobre sua preservação e acerca da dimensão racional. Quanto aos critérios, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional classifica os bens que serão tombados ou registrados como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, alicerçado por intermédio da legislação em vigor. Os elementos acerca de uma reflexão em prol da promoção desses critérios, bem como as manifestações populares envolvidas, também servirão como reflexão, a fim de embasar uma discussão quanto à sua relevância. Um papel importante é a conscientização e a educação das comunidades locais sobre questões de patrimônio e o valor que eles representam. A metodologia empregada possui natureza qualitativa, com aplicação da pesquisa documental e bibliográfica, fundamentando-se teoricamente nos ensinamentos de Casco (2006), Horta (1999), Ortiz (2008), Pelegrini (2008), entre outros. Aplica-se a estratégia de pesquisa científica de estudo de caso, no sentido de analisar o fenômeno da Educação Patrimonial no contexto escolar e as variáveis que o influenciam. Trata-se de um processo de observação sistemática e participante, por meio de entrevista semiestruturada, com o objetivo de levantar as informações necessárias à valorização do estudo. Os resultados demonstram que a Educação Patrimonial, apesar de elementar à formação dos alunos como cidadãos, não recebe a atenção devida na grade curricular. Destaca-se ainda que, se fosse trabalhada, mesmo que em formato interdisciplinar, com enfoque no patrimônio cultural, a comunidade provavelmente seria capaz de se envolver ativamente na ação de conservação dos bens imateriais que guarnecem a preservação da cultural local.pt_BR
dc.subjectEducação Patrimonial. Preservação. Ensino Fundamental IIpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO PATRIMONIAL: FORMAÇÃO DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL MARCONDES DE SOUZA – MUQUI/ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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