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dc.contributor.authorVIEIRA, CLÁUDIA MARA
dc.date.accessioned2021-08-20T13:54:36Z
dc.date.available2021-08-20T13:54:36Z
dc.date.issued2020-11-25
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/678
dc.description.abstractO desempenho dos alunos brasileiros em matemática no PISA 2018 revela a ineficácia do ensino e a necessidade de busca por iniciativas didáticas que possibilitem a atenuação desses resultados dos indicadores da educação básica no país. O presente trabalho buscou analisar a aprendizagem de alunos da 1º série do ensino médio em geometria espacial por meio de uma proposta didática diferenciada com ênfase no lúdico. O objetivo geral da pesquisa é verificar se uma sequência didática de construções geométricas com ênfase no lúdico facilita a aprendizagem significativa, de conceitos de geometria em turmas da 1º série do ensino médio, tendo como objetivos específicos: verificar as concepções prévias dos alunos a respeito de geometria, identificando as dificuldades; aplicar uma sequência didática que implemente o ensino de geometria na 1ª série do ensino médio mediante construções geométricas, partindo de atividades lúdicas, de maneira que facilite a associação delas com o cotidiano do aluno e produzir um blog com ênfase na aplicação da sequência didática sobre o ensino de geometria espacial. Como embasamento teórico, a pesquisa tem suporte na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, com destaque para a aprendizagem matemática crítica significativa, o ensino de geometria segundo o PCN, o desenvolvimento do espírito científico e o uso de atividades lúdicas como estratégia de ensino. A dissertação tem abordagem qualitativa, com tipologia estudo de caso, sendo utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin para o tratamento dos dados coletados durante a intervenção didática com os sujeitos da pesquisa, alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública estadual do Espírito Santo, tendo como instrumentos de coleta de dados: observações da pesquisadora, questionário, elaboração das maquetes, seminários e gravação de vídeos. Os resultados encontrados demonstram que os alunos confundiam alguns conceitos da geometria plana com a espacial, correspondendo a um erro de aproximadamente 95% em questões referentes ao tema e, que após a aplicação da sequência didática, houve promoção da aprendizagem de geometria espacial a partir da construção de maquetes, revelando que a sequência didática tem potencial significativo.pt_BR
dc.subjectAprendizagem Matemática Crítica Significativa. Geometria Espacial. Ludicidade. Sequência Didática.pt_BR
dc.titleCONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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