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dc.contributor.authorSOUZA, SORAIA
dc.date.accessioned2021-08-19T20:55:40Z
dc.date.available2021-08-19T20:55:40Z
dc.date.issued2020-04-24
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/669
dc.description.abstractEste trabalho objetiva compreender como as ferramentas lúdicas, como a modelagem de objetos da cultura indígena potencializam o ensino de Artes na Educação Infantil, em uma escola de Educação Infantil de Presidente Kennedy. Apresentamos os princípios e concepções advindos do Referencial Nacional da Educação Infantil que descreve a necessidade de cuidados, aprendizagem lúdica e promoção de atitudes e valores para participação social e cultural da criança. Apoiamo-nos em Vygotsky, para explicar o desenvolvimento cognitivo e comportamental advindo das relações sociais e Oliveira, que discute a utilização da modelagem no ensino de Artes como recurso pedagógico na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de intervenção pedagógica, a qual utiliza as técnicas de grupo focal e observações de aulas, para coleta de dados. Parte da premissa que a modelagem que utiliza objetos da cultura indígena traz uma proposta pedagógica que possibilita o desenvolvimento humano, considerando que os sujeitos se tornam capazes de desenvolver cognitivamente e socialmente pelo campo da arte e pela experiência estética. Os resultados da pesquisa permitem concluir que o trabalho com modelagem em argila, de objetos da cultura indígena, como estratégia usada no ensino de Artes, auxilia no desenvolvimento integral da criança, constatado pelo estimulo à imaginação, sensibilidade, movimentos, gestos, criatividade, socialização apresentados, possibilitando, ainda, a sensação de pertencimento ao mundo e a valorização da cultura indígena. Os professores compreendem a importância do trabalho pedagógico envolvendo a história e cultura desses povos, parte integrante da sociedade. Contudo, o ensino de Artes ainda apresenta fragilidades nos processos educativos presentes no campo de estudo, pois carece de um trabalho pedagógico mais efetivo em relação à cultura indígena. Prevalece um fazer pedagógico superficial, em que apenas passam informações, sem a utilização de uma proposta lúdica, voltada para a cultura indígenas.pt_BR
dc.subjectModelagem; Artes; Atividades Lúdicas com argila; Cultura indígena; Educação Infantilpt_BR
dc.titleMODELAGEM EM ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CULTURA INDÍGENA COMO ESTRATÉGIA LÚDICA DE APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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