MODELAGEM EM ARTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A CULTURA INDÍGENA COMO ESTRATÉGIA LÚDICA DE APRENDIZAGEM
Resumen
Este trabalho objetiva compreender como as ferramentas lúdicas, como a
modelagem de objetos da cultura indígena potencializam o ensino de Artes na
Educação Infantil, em uma escola de Educação Infantil de Presidente Kennedy.
Apresentamos os princípios e concepções advindos do Referencial Nacional da
Educação Infantil que descreve a necessidade de cuidados, aprendizagem lúdica e
promoção de atitudes e valores para participação social e cultural da criança.
Apoiamo-nos em Vygotsky, para explicar o desenvolvimento cognitivo e
comportamental advindo das relações sociais e Oliveira, que discute a utilização da
modelagem no ensino de Artes como recurso pedagógico na educação infantil.
Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, de intervenção pedagógica, a
qual utiliza as técnicas de grupo focal e observações de aulas, para coleta de dados.
Parte da premissa que a modelagem que utiliza objetos da cultura indígena traz uma
proposta pedagógica que possibilita o desenvolvimento humano, considerando que
os sujeitos se tornam capazes de desenvolver cognitivamente e socialmente pelo
campo da arte e pela experiência estética. Os resultados da pesquisa permitem
concluir que o trabalho com modelagem em argila, de objetos da cultura indígena,
como estratégia usada no ensino de Artes, auxilia no desenvolvimento integral da
criança, constatado pelo estimulo à imaginação, sensibilidade, movimentos, gestos,
criatividade, socialização apresentados, possibilitando, ainda, a sensação de
pertencimento ao mundo e a valorização da cultura indígena. Os professores
compreendem a importância do trabalho pedagógico envolvendo a história e cultura
desses povos, parte integrante da sociedade. Contudo, o ensino de Artes ainda
apresenta fragilidades nos processos educativos presentes no campo de estudo,
pois carece de um trabalho pedagógico mais efetivo em relação à cultura indígena.
Prevalece um fazer pedagógico superficial, em que apenas passam informações,
sem a utilização de uma proposta lúdica, voltada para a cultura indígenas.