• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O ENSINO DAS FORMAS DE DISCURSIVIDADE DESVELADAS PELAS ILUSTRAÇÕES NOS LIVROS INFANTIS

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.213Mb)
Fecha
2020-04-30
Autor
MACÊDO, SOLANGE
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A inspiração para compor este estudo surgiu em face à invasão de imagens no cotidiano e diante do desafio de propiciar aos alunos – enquanto professora em sala de aula –, que alcancem uma totalidade de compreensão leitora, por meio da linguagem verbal e não verbal. O objetivo foi desenvolver uma metodologia para a formação de professores mediadores de leitura literária, concebendo o letramento literário e a alfabetização visual. Para isso foi aplicado um questionário direcionado a professores do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) de Jaqueira “Bery Barreto de Araújo”, uma escola polo localizada no Sul do Espírito Santo, no município de Presidente Kennedy (ES). Com base nas respostas obtidas evidenciou-se a necessidade de se renovarem as metodologias para formação de alunos leitores, algo bem distante da mera decodificação de textos que costuma ser efetivada em salas de aula. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, para se delinear a melhor metodologia a ser configurada para a formação de professores mediadores de leitores ativos. Por meio de aprofundado estudo teórico, chegou-se ao desenvolvimento de sequências didáticas a partir dos livros paradidáticos do Espírito Santo, com a premissa de constituir crianças e adolescentes revestidos de criticidade e capacidade de interpretação de textos do cotidiano e da sua cultura. Esta dissertação pautou-se na metodologia das estratégias de leitura com livros infantis de Solé (1998), Barbosa e Souza (2004), Souza et al. (2010), entre outros, na perspectiva de que a incorporação adequada das estratégias de leitura e interpretação de imagens contribui para a formação de um leitor eficiente. E espera-se que o mesmo seja capaz de superar os próprios problemas de compreensão textual, ativando o conhecimento prévio, a realização de conexões e de inferências, e a elaboração de questões ao texto composto por imagens e palavras. Dessa forma, a sequência didática elaborada como produto final e sugerida poderá servir de modelo para ser aplicado pela Secretaria de Educação do município em que a pesquisa foi realizada.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/668
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias