dc.description.abstract | A inspiração para compor este estudo surgiu em face à invasão de imagens no
cotidiano e diante do desafio de propiciar aos alunos – enquanto professora em sala
de aula –, que alcancem uma totalidade de compreensão leitora, por meio da
linguagem verbal e não verbal. O objetivo foi desenvolver uma metodologia para a
formação de professores mediadores de leitura literária, concebendo o letramento
literário e a alfabetização visual. Para isso foi aplicado um questionário direcionado a
professores do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação
Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) de Jaqueira “Bery Barreto de Araújo”, uma
escola polo localizada no Sul do Espírito Santo, no município de Presidente Kennedy
(ES). Com base nas respostas obtidas evidenciou-se a necessidade de se renovarem
as metodologias para formação de alunos leitores, algo bem distante da mera
decodificação de textos que costuma ser efetivada em salas de aula. Realizou-se uma
pesquisa bibliográfica e documental, para se delinear a melhor metodologia a ser
configurada para a formação de professores mediadores de leitores ativos. Por meio
de aprofundado estudo teórico, chegou-se ao desenvolvimento de sequências
didáticas a partir dos livros paradidáticos do Espírito Santo, com a premissa de
constituir crianças e adolescentes revestidos de criticidade e capacidade de
interpretação de textos do cotidiano e da sua cultura. Esta dissertação pautou-se na
metodologia das estratégias de leitura com livros infantis de Solé (1998), Barbosa e
Souza (2004), Souza et al. (2010), entre outros, na perspectiva de que a incorporação
adequada das estratégias de leitura e interpretação de imagens contribui para a
formação de um leitor eficiente. E espera-se que o mesmo seja capaz de superar os
próprios problemas de compreensão textual, ativando o conhecimento prévio, a
realização de conexões e de inferências, e a elaboração de questões ao texto
composto por imagens e palavras. Dessa forma, a sequência didática elaborada como
produto final e sugerida poderá servir de modelo para ser aplicado pela Secretaria de
Educação do município em que a pesquisa foi realizada. | pt_BR |