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dc.contributor.authorMACÊDO, SOLANGE
dc.date.accessioned2021-08-19T20:52:39Z
dc.date.available2021-08-19T20:52:39Z
dc.date.issued2020-04-30
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/668
dc.description.abstractA inspiração para compor este estudo surgiu em face à invasão de imagens no cotidiano e diante do desafio de propiciar aos alunos – enquanto professora em sala de aula –, que alcancem uma totalidade de compreensão leitora, por meio da linguagem verbal e não verbal. O objetivo foi desenvolver uma metodologia para a formação de professores mediadores de leitura literária, concebendo o letramento literário e a alfabetização visual. Para isso foi aplicado um questionário direcionado a professores do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) de Jaqueira “Bery Barreto de Araújo”, uma escola polo localizada no Sul do Espírito Santo, no município de Presidente Kennedy (ES). Com base nas respostas obtidas evidenciou-se a necessidade de se renovarem as metodologias para formação de alunos leitores, algo bem distante da mera decodificação de textos que costuma ser efetivada em salas de aula. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, para se delinear a melhor metodologia a ser configurada para a formação de professores mediadores de leitores ativos. Por meio de aprofundado estudo teórico, chegou-se ao desenvolvimento de sequências didáticas a partir dos livros paradidáticos do Espírito Santo, com a premissa de constituir crianças e adolescentes revestidos de criticidade e capacidade de interpretação de textos do cotidiano e da sua cultura. Esta dissertação pautou-se na metodologia das estratégias de leitura com livros infantis de Solé (1998), Barbosa e Souza (2004), Souza et al. (2010), entre outros, na perspectiva de que a incorporação adequada das estratégias de leitura e interpretação de imagens contribui para a formação de um leitor eficiente. E espera-se que o mesmo seja capaz de superar os próprios problemas de compreensão textual, ativando o conhecimento prévio, a realização de conexões e de inferências, e a elaboração de questões ao texto composto por imagens e palavras. Dessa forma, a sequência didática elaborada como produto final e sugerida poderá servir de modelo para ser aplicado pela Secretaria de Educação do município em que a pesquisa foi realizada.pt_BR
dc.subjectAutonomia leitora. Alfabetização visual. Interpretação de imagens. Leitores críticospt_BR
dc.titleO ENSINO DAS FORMAS DE DISCURSIVIDADE DESVELADAS PELAS ILUSTRAÇÕES NOS LIVROS INFANTISpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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