Mostrar el registro sencillo del ítem
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA GERANDO PERTENCIMENTO E EMPODERAMENTO IDENTITÁRIO EM COMUNIDADE QUILOMBOLA A PARTIR DO USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O LIVRO “ZACIMBA GABA”
dc.contributor.author | FRANÇA, SIMONE | |
dc.date.accessioned | 2021-08-19T20:41:10Z | |
dc.date.available | 2021-08-19T20:41:10Z | |
dc.date.issued | 2020-04-30 | |
dc.identifier.other | Dissertação de mestrado | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/666 | |
dc.description.abstract | A abordagem do trabalho busca, a partir de uma análise histórico-cultural, abordar a relação entre a cultura, a identidade quilombola, baseando-se no imaginário social construído sobre esses sujeitos e a Alfabetização literária. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação, pois enfatiza a investigação baseada em uma autorreflexão empreendida pelos participantes. Esta forma metodológica possibilita, aos participantes, condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva, e se oferecem, ainda, articulações entre produção de conhecimentos e ação educativa. Apresenta como objetivo analisar como a prática de Alfabetização literária, desenvolvida por meio de livro étnico-racial, pode contribuir como instrumento de pertencimento e resgate sociocultural. Este estudo busca solucionar a problemática, no sentido de problematizar o “Processo de Alfabetização de Jovens e Adultos por meio da metodologia das Estratégias de Leitura Literária, com livro relacionado à cultura Quilombola e vivências dos alunos da EJA. | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Jovens e Adultos. Alfabetização literária. Leitores críticos. Educação Quilombola. | pt_BR |
dc.title | PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA GERANDO PERTENCIMENTO E EMPODERAMENTO IDENTITÁRIO EM COMUNIDADE QUILOMBOLA A PARTIR DO USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O LIVRO “ZACIMBA GABA” | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |