• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.704Mb)
Date
2020-02-28
Author
NASCIMENTO, SHEILA
Metadata
Show full item record
Abstract
A resolução de problemas vem aparecendo de forma inovadora como metodologia para o ensino matemático em diversas pesquisas educacionais. Utilizada como uma estratégia para desenvolver o raciocínio lógico e estimular a curiosidade dos educandos, ela pode estabelecer conexões entre a teoria e a prática matemática. Com o aumento do fracasso escolar evidenciado, principalmente na 1ª série do Ensino Médio, é possível considerar que dentre as novas tendências em educação matemática está a resolução de problemas, utilizando a etnomatemática, que merece atenção, pois a partir dela existe a possibilidade de motivar o aluno para o “aprender matemático”. Esta dissertação caracteriza-se como um estudo de caso, e teve como objetivo desenvolver esta metodologia de ensino, a fim de verificar se a mesma contribui positivamente para o processo de aprendizagem matemático. A observação foi realizada na turma da 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Presidente Kennedy”, localizada no município de Presidente Kennedy (ES). Realizou-se o levantamento de dados quantitativos e qualitativos, com duas turmas, por meio de seis oficinas, visando verificar a percepção dos alunos em relação à resolução de problemas como metodologia, embasada no método proposto por Pólya. Foram realizadas observações das oficinas e respostas das atividades propostas na turma 1, o que possibilitou constatar que os alunos se tornaram mais participativos e críticos ao analisar qualitativamente o desenvolvimento das oficinas, e demonstraram evolução no aprendizado. Esta, por sua vez, foi comprovada mediante a elevação das notas dos estudantes, que obtiveram rendimento superior à turma 2 em que foi utilizada a metodologia tradicional. Assim sendo, conclui-se que a resolução de problemas é uma ferramenta metodológica que favorece a compreensão dos conteúdos, contribuindo para um aprendizado significativo e prazeroso.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/665
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [369]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback