Show simple item record

dc.contributor.authorNASCIMENTO, SHEILA
dc.date.accessioned2021-08-19T20:29:37Z
dc.date.available2021-08-19T20:29:37Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/665
dc.description.abstractA resolução de problemas vem aparecendo de forma inovadora como metodologia para o ensino matemático em diversas pesquisas educacionais. Utilizada como uma estratégia para desenvolver o raciocínio lógico e estimular a curiosidade dos educandos, ela pode estabelecer conexões entre a teoria e a prática matemática. Com o aumento do fracasso escolar evidenciado, principalmente na 1ª série do Ensino Médio, é possível considerar que dentre as novas tendências em educação matemática está a resolução de problemas, utilizando a etnomatemática, que merece atenção, pois a partir dela existe a possibilidade de motivar o aluno para o “aprender matemático”. Esta dissertação caracteriza-se como um estudo de caso, e teve como objetivo desenvolver esta metodologia de ensino, a fim de verificar se a mesma contribui positivamente para o processo de aprendizagem matemático. A observação foi realizada na turma da 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Presidente Kennedy”, localizada no município de Presidente Kennedy (ES). Realizou-se o levantamento de dados quantitativos e qualitativos, com duas turmas, por meio de seis oficinas, visando verificar a percepção dos alunos em relação à resolução de problemas como metodologia, embasada no método proposto por Pólya. Foram realizadas observações das oficinas e respostas das atividades propostas na turma 1, o que possibilitou constatar que os alunos se tornaram mais participativos e críticos ao analisar qualitativamente o desenvolvimento das oficinas, e demonstraram evolução no aprendizado. Esta, por sua vez, foi comprovada mediante a elevação das notas dos estudantes, que obtiveram rendimento superior à turma 2 em que foi utilizada a metodologia tradicional. Assim sendo, conclui-se que a resolução de problemas é uma ferramenta metodológica que favorece a compreensão dos conteúdos, contribuindo para um aprendizado significativo e prazeroso.pt_BR
dc.subjectEducação matemática. Inovação metodológica. Resolução de problemas. Fracasso escolarpt_BR
dc.titleRESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record