A HISTÓRIA NOSSA DE CADA DIA: PRESIDENTE KENNEDY 1964-2019, NA VISÃO DOS ALUNOS DA EJA
Resumo
A pesquisa explorou alternativas para o estudo da história local em sala de aula,
tendo como referência o município de Presidente Kennedy, as quais vêm ao
encontro da necessidade de responder à pergunta norteadora: De que forma é
possível trabalhar a história local com as turmas da Educação de Jovens e Adultos
(EJA) para a construção do conhecimento histórico do município de Presidente
Kennedy-ES? Considera como sujeitos alunos das etapas finais da EJA (5ª a 8ª
etapas) do ensino fundamental. Partindo da concepção de que o município se
configura como um “laboratório histórico”, foi possível ter acesso às narrativas
históricas sobre ele, que se apresentam em forma de homenagens, monumentos,
fotografias, objetos, arquitetura, etc. Para além dos indícios, geralmente tidos por
fontes históricas, por trazerem embutidas as passagens do tempo histórico (casas e
prédios antigos) ou fontes (revistas, jornais, mapas antigos), o município conta sua
história em determinados espaços. Com isso, propôs-se como objetivo geral produzir
o conhecimento histórico mediante a história local, contextualizando com a história
global e enfatizando sua importância na problematização do saber histórico. No caso
de Presidente Kennedy, trabalhou-se a narrativa histórica sob o olhar dos alunos da
EJA que possuem uma singularidade em relação aos demais educandos. Busca-se
discutir tal temática em sala de aula, propondo sequências didáticas e uma
exposição, em que se constrói o conhecimento histórico por meio do princípio
investigativo. Sendo assim, buscou-se investigar a narrativa contida nas fontes de
pesquisa, com alunos da EJA, evidenciando principalmente a questão do
pertencimento àquela narrativa e estimulando os alunos à construção da própria
narrativa, na qual seja possível identificá-lo. Adotou-se o método da pesquisa-ação
numa abordagem qualitativa.