Show simple item record

dc.contributor.authorCARVALHO, MILENE
dc.date.accessioned2021-08-19T19:34:11Z
dc.date.available2021-08-19T19:34:11Z
dc.date.issued2020-04-17
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/660
dc.description.abstractA pesquisa explorou alternativas para o estudo da história local em sala de aula, tendo como referência o município de Presidente Kennedy, as quais vêm ao encontro da necessidade de responder à pergunta norteadora: De que forma é possível trabalhar a história local com as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a construção do conhecimento histórico do município de Presidente Kennedy-ES? Considera como sujeitos alunos das etapas finais da EJA (5ª a 8ª etapas) do ensino fundamental. Partindo da concepção de que o município se configura como um “laboratório histórico”, foi possível ter acesso às narrativas históricas sobre ele, que se apresentam em forma de homenagens, monumentos, fotografias, objetos, arquitetura, etc. Para além dos indícios, geralmente tidos por fontes históricas, por trazerem embutidas as passagens do tempo histórico (casas e prédios antigos) ou fontes (revistas, jornais, mapas antigos), o município conta sua história em determinados espaços. Com isso, propôs-se como objetivo geral produzir o conhecimento histórico mediante a história local, contextualizando com a história global e enfatizando sua importância na problematização do saber histórico. No caso de Presidente Kennedy, trabalhou-se a narrativa histórica sob o olhar dos alunos da EJA que possuem uma singularidade em relação aos demais educandos. Busca-se discutir tal temática em sala de aula, propondo sequências didáticas e uma exposição, em que se constrói o conhecimento histórico por meio do princípio investigativo. Sendo assim, buscou-se investigar a narrativa contida nas fontes de pesquisa, com alunos da EJA, evidenciando principalmente a questão do pertencimento àquela narrativa e estimulando os alunos à construção da própria narrativa, na qual seja possível identificá-lo. Adotou-se o método da pesquisa-ação numa abordagem qualitativa.pt_BR
dc.subjectEJA. História Local. Memória. Ensino de História. Presidente Kennedy.pt_BR
dc.titleA HISTÓRIA NOSSA DE CADA DIA: PRESIDENTE KENNEDY 1964-2019, NA VISÃO DOS ALUNOS DA EJApt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record