• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

HOMESCHOOLING: DESAFIOS DO ENSINO DOMICILIAR NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (1.404Mb)
Fecha
2020-06-03
Autor
CORRÊA, MATEUS
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O homeschooling tem sido uma prática de ensino muito debatido no âmbito político e jurídico, quanto à legalidade e aplicabilidade pelas famílias. Partindo desse pressuposto, este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender a motivação de algumas famílias em oferecer a seus filhos o ensino domiciliar em Vitória – ES. A pesquisa é de natureza qualitativa. O instrumento utilizado para obtenção dos resultados foi o uso de entrevista semiestruturada com 26 (vinte e seis) perguntas fechadas e abertas realizada com 6 famílias. O aporte teórico adotado foi fundamentado em autores como: Andrade (2014), Aranha (1996 e 2006), Barbosa (2013), Sacristãn (2000), Romanelli (1985), Almeida (1983), Bello (2001) e Vasconcellos (2015). Os resultados da pesquisa apontam que a prática do homeschooling é considerada positiva entre as famílias entrevistadas, por entenderem estas que tal modalidade de ensino propicia inúmeros benefícios para as crianças/adolescentes, como o estreitamento familiar, maior flexibilidade de tempo, autonomia para desenvolver as suas habilidades podendo assim estudar de maneira mais aprofundada nas áreas e conteúdos que mais se identificam, com isso dando lhes a oportunidade de por si mesmo buscar mais conhecimento, não só aqueles planejados no currículo escolar. No que concerne à motivação que levam as famílias a fazerem a opção pela modalidade foram elencadas: produzir melhores resultados educacionais, preparar para a vida adulta; as escolas ensinam e praticam valores e princípios contrários aos da família; qualidade precária das escolas; acredita que a educação individualizada potencializa mais a criatividade e aptidões da criança.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/658
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias