HOMESCHOOLING: DESAFIOS DO ENSINO DOMICILIAR NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES
Abstract
O homeschooling tem sido uma prática de ensino muito debatido no âmbito político e
jurídico, quanto à legalidade e aplicabilidade pelas famílias. Partindo desse
pressuposto, este trabalho de pesquisa tem como objetivo compreender a motivação
de algumas famílias em oferecer a seus filhos o ensino domiciliar em Vitória – ES. A
pesquisa é de natureza qualitativa. O instrumento utilizado para obtenção dos
resultados foi o uso de entrevista semiestruturada com 26 (vinte e seis) perguntas
fechadas e abertas realizada com 6 famílias. O aporte teórico adotado foi
fundamentado em autores como: Andrade (2014), Aranha (1996 e 2006), Barbosa
(2013), Sacristãn (2000), Romanelli (1985), Almeida (1983), Bello (2001) e
Vasconcellos (2015). Os resultados da pesquisa apontam que a prática do
homeschooling é considerada positiva entre as famílias entrevistadas, por entenderem
estas que tal modalidade de ensino propicia inúmeros benefícios para as
crianças/adolescentes, como o estreitamento familiar, maior flexibilidade de tempo,
autonomia para desenvolver as suas habilidades podendo assim estudar de maneira
mais aprofundada nas áreas e conteúdos que mais se identificam, com isso dando lhes a oportunidade de por si mesmo buscar mais conhecimento, não só aqueles
planejados no currículo escolar. No que concerne à motivação que levam as famílias
a fazerem a opção pela modalidade foram elencadas: produzir melhores resultados
educacionais, preparar para a vida adulta; as escolas ensinam e praticam valores e
princípios contrários aos da família; qualidade precária das escolas; acredita que a
educação individualizada potencializa mais a criatividade e aptidões da criança.