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dc.contributor.authorCONTARINI, MARIA REGINA
dc.date.accessioned2021-08-19T16:18:08Z
dc.date.available2021-08-19T16:18:08Z
dc.date.issued2020-04-24
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/655
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo geral compreender o fazer pedagógico no processo educacional de uma aluna com dificuldade de aprendizagem, analisando o procedimento educativo e a aplicação das teorias da educação de forma empírica. Entende-se que a ação pedagógica deve consistir na elaboração de programas de intervenção adaptados às características de aprendizagem específicas de cada criança e no espaço em que ocorre essa aprendizagem. Incluir alunos com dificuldades de aprendizagem é um grande desafio. Isso, na maioria das vezes, ainda não ocorre na escola. O sistema educativo brasileiro costuma padronizar o processo de ensino, não observando as particularidades e necessidades de cada aluno. Para uma educação realmente inclusiva é necessário repensar o processo de ensino e aprendizagem conhecendo e compreendendo as adversidades físicas ou culturais, as múltiplas diversidades, sejam elas físicas ou culturais, necessitando ser plurissignificativa e construir um currículo contextualizado, em que esteja presente a equidade. Como objeto de pesquisa delimitou-se o estudo ao caso de uma aluna, com oito anos de idade, diagnosticada com déficit intelectual, limitação elaborativa, déficit cognitivo idade mental inferior à cronológica, bem como comprometimento da linguagem, com testes psiquiátricos e fonoaudiológicos com a estudante, durante o período do estudo, realizados em 2017 a 2019. A pesquisa desenvolvida caracteriza se como exploratória de abordagem qualitativa e de pesquisa-ação. Os resultados encontrados foram avaliados por tratamento descritivo, analisadas as pesquisas e laudos médicos da aluna. Foram realizadas avaliações diagnósticas e traçadas as metas. A partir das teorias, nas perspectivas de Piaget, Vygotsky e Gardner, elaboramos um planejamento direcionado, específico à necessidade da aluna em processo de alfabetização. O resultado da pesquisa demonstra que a aluna passou a ter autoestima, teve avanços em relação à linguagem, psicomotricidade, cognição, pensamento lógico-matemático, assiduidade, ao relacionamento interpessoal e leitura/escrita de palavras simples. O trabalho de alfabetização que construímos com a estudante culminou em um e-book portfólio descritivo (produto da pesquisa).pt_BR
dc.subjectDificuldades de Aprendizagem. Educação Inclusiva. Intervenções pedagógico-metodológicas.pt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PROCESSO PEDAGÓGICO DE UMA ESTUDANTE COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY (ES)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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