EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PROCESSO PEDAGÓGICO DE UMA ESTUDANTE COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY (ES)
Abstract
O presente estudo tem como objetivo geral compreender o fazer pedagógico no
processo educacional de uma aluna com dificuldade de aprendizagem, analisando o
procedimento educativo e a aplicação das teorias da educação de forma empírica.
Entende-se que a ação pedagógica deve consistir na elaboração de programas de
intervenção adaptados às características de aprendizagem específicas de cada
criança e no espaço em que ocorre essa aprendizagem. Incluir alunos com
dificuldades de aprendizagem é um grande desafio. Isso, na maioria das vezes,
ainda não ocorre na escola. O sistema educativo brasileiro costuma padronizar o
processo de ensino, não observando as particularidades e necessidades de cada
aluno. Para uma educação realmente inclusiva é necessário repensar o processo de
ensino e aprendizagem conhecendo e compreendendo as adversidades físicas ou
culturais, as múltiplas diversidades, sejam elas físicas ou culturais, necessitando ser
plurissignificativa e construir um currículo contextualizado, em que esteja presente a
equidade. Como objeto de pesquisa delimitou-se o estudo ao caso de uma aluna,
com oito anos de idade, diagnosticada com déficit intelectual, limitação elaborativa,
déficit cognitivo idade mental inferior à cronológica, bem como comprometimento da
linguagem, com testes psiquiátricos e fonoaudiológicos com a estudante, durante o
período do estudo, realizados em 2017 a 2019. A pesquisa desenvolvida caracteriza se como exploratória de abordagem qualitativa e de pesquisa-ação. Os resultados
encontrados foram avaliados por tratamento descritivo, analisadas as pesquisas e
laudos médicos da aluna. Foram realizadas avaliações diagnósticas e traçadas as
metas. A partir das teorias, nas perspectivas de Piaget, Vygotsky e Gardner,
elaboramos um planejamento direcionado, específico à necessidade da aluna em
processo de alfabetização. O resultado da pesquisa demonstra que a aluna passou
a ter autoestima, teve avanços em relação à linguagem, psicomotricidade, cognição,
pensamento lógico-matemático, assiduidade, ao relacionamento interpessoal e
leitura/escrita de palavras simples. O trabalho de alfabetização que construímos com
a estudante culminou em um e-book portfólio descritivo (produto da pesquisa).