• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O PROCESSO PEDAGÓGICO DE UMA ESTUDANTE COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY (ES)

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (5.703Mb)
Date
2020-04-24
Author
CONTARINI, MARIA REGINA
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente estudo tem como objetivo geral compreender o fazer pedagógico no processo educacional de uma aluna com dificuldade de aprendizagem, analisando o procedimento educativo e a aplicação das teorias da educação de forma empírica. Entende-se que a ação pedagógica deve consistir na elaboração de programas de intervenção adaptados às características de aprendizagem específicas de cada criança e no espaço em que ocorre essa aprendizagem. Incluir alunos com dificuldades de aprendizagem é um grande desafio. Isso, na maioria das vezes, ainda não ocorre na escola. O sistema educativo brasileiro costuma padronizar o processo de ensino, não observando as particularidades e necessidades de cada aluno. Para uma educação realmente inclusiva é necessário repensar o processo de ensino e aprendizagem conhecendo e compreendendo as adversidades físicas ou culturais, as múltiplas diversidades, sejam elas físicas ou culturais, necessitando ser plurissignificativa e construir um currículo contextualizado, em que esteja presente a equidade. Como objeto de pesquisa delimitou-se o estudo ao caso de uma aluna, com oito anos de idade, diagnosticada com déficit intelectual, limitação elaborativa, déficit cognitivo idade mental inferior à cronológica, bem como comprometimento da linguagem, com testes psiquiátricos e fonoaudiológicos com a estudante, durante o período do estudo, realizados em 2017 a 2019. A pesquisa desenvolvida caracteriza se como exploratória de abordagem qualitativa e de pesquisa-ação. Os resultados encontrados foram avaliados por tratamento descritivo, analisadas as pesquisas e laudos médicos da aluna. Foram realizadas avaliações diagnósticas e traçadas as metas. A partir das teorias, nas perspectivas de Piaget, Vygotsky e Gardner, elaboramos um planejamento direcionado, específico à necessidade da aluna em processo de alfabetização. O resultado da pesquisa demonstra que a aluna passou a ter autoestima, teve avanços em relação à linguagem, psicomotricidade, cognição, pensamento lógico-matemático, assiduidade, ao relacionamento interpessoal e leitura/escrita de palavras simples. O trabalho de alfabetização que construímos com a estudante culminou em um e-book portfólio descritivo (produto da pesquisa).
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/655
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [375]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback