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dc.contributor.authorARAUJO, MARENILDA
dc.date.accessioned2021-08-19T16:12:43Z
dc.date.available2021-08-19T16:12:43Z
dc.date.issued2020-02-15
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/654
dc.description.abstractEsta dissertação versa sobre a leitura e letramento em relação a alunos do sistema prisional em São Mateus. O objetivo do estudo é analisar quais são os desafios e possibilidades da alfabetização no ensino aprendizagem de jovens e adultos do Sis tema Prisional do Município de São Mateus. Os objetivos específicos delimitados fo ram: identificar como a alfabetização consegue ressignificar a vida de jovens e adultos privados de liberdade e tecer análise crítica sobre esse processo; observar as intera ções sociais e as práticas docentes no sistema prisional masculino de São Mateus; elaborar material didático pedagógico específico, que contribua para a alfabetização dos jovens e adultos privados de liberdade. O problema se concentra na questão: quais são os processos e práticas pedagógicas produzidos pelos docentes que visam a alfabetização dos alunos privados de liberdade? A justificativa pela escolha do tema se deu pela necessidade de aprofundamento do debate acadêmico sobre as possibi lidades de se construir metodologias específicas para a alfabetização do público EJA Sistema Prisional, onde seus saberes e experiências de mundo possam contribuir como guias para a formulação de propostas curriculares político-pedagógicas e inte racionistas. Para isso, o referencial teórico se baseia em autores como Coll (2006), Cosme (2009), Ferreira (2011), Freire (1996; 1997), Gadotti (1995; 2011), Goodson (2002), Libâneo (2004; 2011), Perrenoud (2000), Traldi (2007) e outros. A pesquisa qualitativa teve como lócus o CDPM (Centro de Detenção Provisória e Penitenciária de São Mateus (01 instituição) com a turma da 1ª a 4ª etapa. Os sujeitos pesquisados foram dez alunos matriculados e 02 professores. Após o desenvolvimento da pesquisa e análise dos dados desenvolvidos, procedeu-se a discussão e as conclusões. Ao final foi apresentado o Produto Final: material didático que ajudará os professores alfabetizadores do sistema prisional. A partir do referencial e da pesquisa de campo, concluiu-se que a alfabetização no Sistema Prisional tem atuado de maneira eficaz e voltada para a formação crítica e cidadã de seus alunos privados de liberdade.pt_BR
dc.subjectProposta de alfabetização. Jovens e adultos. Sistema prisional.pt_BR
dc.titleDESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ALFABETIZAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL EM SÃO MATEUS-ES: UM ESTUDO DE CASOpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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