DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ALFABETIZAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL EM SÃO MATEUS-ES: UM ESTUDO DE CASO
Resumo
Esta dissertação versa sobre a leitura e letramento em relação a alunos do sistema
prisional em São Mateus. O objetivo do estudo é analisar quais são os desafios e
possibilidades da alfabetização no ensino aprendizagem de jovens e adultos do Sis tema Prisional do Município de São Mateus. Os objetivos específicos delimitados fo ram: identificar como a alfabetização consegue ressignificar a vida de jovens e adultos
privados de liberdade e tecer análise crítica sobre esse processo; observar as intera ções sociais e as práticas docentes no sistema prisional masculino de São Mateus;
elaborar material didático pedagógico específico, que contribua para a alfabetização
dos jovens e adultos privados de liberdade. O problema se concentra na questão:
quais são os processos e práticas pedagógicas produzidos pelos docentes que visam
a alfabetização dos alunos privados de liberdade? A justificativa pela escolha do tema
se deu pela necessidade de aprofundamento do debate acadêmico sobre as possibi lidades de se construir metodologias específicas para a alfabetização do público EJA
Sistema Prisional, onde seus saberes e experiências de mundo possam contribuir
como guias para a formulação de propostas curriculares político-pedagógicas e inte racionistas. Para isso, o referencial teórico se baseia em autores como Coll (2006),
Cosme (2009), Ferreira (2011), Freire (1996; 1997), Gadotti (1995; 2011), Goodson
(2002), Libâneo (2004; 2011), Perrenoud (2000), Traldi (2007) e outros. A pesquisa
qualitativa teve como lócus o CDPM (Centro de Detenção Provisória e Penitenciária
de São Mateus (01 instituição) com a turma da 1ª a 4ª etapa. Os sujeitos pesquisados
foram dez alunos matriculados e 02 professores. Após o desenvolvimento da pesquisa
e análise dos dados desenvolvidos, procedeu-se a discussão e as conclusões. Ao
final foi apresentado o Produto Final: material didático que ajudará os professores
alfabetizadores do sistema prisional. A partir do referencial e da pesquisa de campo,
concluiu-se que a alfabetização no Sistema Prisional tem atuado de maneira eficaz e
voltada para a formação crítica e cidadã de seus alunos privados de liberdade.