LEITURA DELEITE COMO FORMA DE ESTÍMULO EM TURMAS DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Esta pesquisa pesquisou-se a influência da leitura deleite como incentivo à leitura nos
alunos do ensino fundamental de uma escola de ensino infantil e fundamental do
município de Presidente Kennedy, ao Sul do Espírito Santo. Participaram da pesquisa
três turmas de 2º ano do ensino fundamental com suas respectivas professoras e suas
auxiliares. O objetivo geral deste estudo constituiu em analisar se a leitura deleite
funciona como uma forma de estímulo à leitura junto a alunos do 2° ano do ensino
fundamental. A coleta de dados foi realizada numa escola polo no interior do
município. Como procedimento de coleta foram utilizados os instrumentos e as
estratégias de pesquisa: análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e
observação em sala de aula. Para respaldar a análise de dados coletados, foram
tomadas por base as contribuições dos seguintes autores: Gil (2008) para
metodologia, Freire (2015), Zilberman (2001) e Cosson (2007) - para leitura, Kleiman
(1989) Souza (2012) - para estratégias de leitura, Brasil (2012) - para o Pacto Nacional
na Idade Certa, Warschauer (1993), Riter (2009) e Paiva (2010) - para leitura deleite.
Com base na análises realizadas, a leitura deleite acontece de duas a três vezes por
semana, essa leitura era feita com recurso da voz, a entonação e a forma de se
expressar no momento da mesma. A partir dessa leitura tem então gerado nas
crianças um interesse pelos livros e a imaginação além dos muros da escola. Conclui se então que a leitura deleite tem contribuído de forma significativa na vida do aluno,
fazendo com que o aluno tenha a leitura como um item muito importante para sua
vida, buscando na leitura um momento de prazer, diversão e conhecimento para o
mundo, além de contribuir na formação do professor, quando na sua prática aplica o
que foi estudado, isso é tanto para as crianças já alfabetizadas quanto as que estão
sendo alfabetizadas.