Show simple item record

dc.contributor.authorCORDEIRO, LÍVIA
dc.date.accessioned2021-08-19T14:27:30Z
dc.date.available2021-08-19T14:27:30Z
dc.date.issued2020-04-29
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/649
dc.description.abstractEsta pesquisa pesquisou-se a influência da leitura deleite como incentivo à leitura nos alunos do ensino fundamental de uma escola de ensino infantil e fundamental do município de Presidente Kennedy, ao Sul do Espírito Santo. Participaram da pesquisa três turmas de 2º ano do ensino fundamental com suas respectivas professoras e suas auxiliares. O objetivo geral deste estudo constituiu em analisar se a leitura deleite funciona como uma forma de estímulo à leitura junto a alunos do 2° ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada numa escola polo no interior do município. Como procedimento de coleta foram utilizados os instrumentos e as estratégias de pesquisa: análise de documentos, entrevistas semiestruturadas e observação em sala de aula. Para respaldar a análise de dados coletados, foram tomadas por base as contribuições dos seguintes autores: Gil (2008) para metodologia, Freire (2015), Zilberman (2001) e Cosson (2007) - para leitura, Kleiman (1989) Souza (2012) - para estratégias de leitura, Brasil (2012) - para o Pacto Nacional na Idade Certa, Warschauer (1993), Riter (2009) e Paiva (2010) - para leitura deleite. Com base na análises realizadas, a leitura deleite acontece de duas a três vezes por semana, essa leitura era feita com recurso da voz, a entonação e a forma de se expressar no momento da mesma. A partir dessa leitura tem então gerado nas crianças um interesse pelos livros e a imaginação além dos muros da escola. Conclui se então que a leitura deleite tem contribuído de forma significativa na vida do aluno, fazendo com que o aluno tenha a leitura como um item muito importante para sua vida, buscando na leitura um momento de prazer, diversão e conhecimento para o mundo, além de contribuir na formação do professor, quando na sua prática aplica o que foi estudado, isso é tanto para as crianças já alfabetizadas quanto as que estão sendo alfabetizadas.pt_BR
dc.subjectLeitura deleite. Estratégias de leitura. Pnaic.pt_BR
dc.titleLEITURA DELEITE COMO FORMA DE ESTÍMULO EM TURMAS DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record