REFORÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA COM ALUNOS ASSISTIDOS PELO PROJETO KENNEDY EDUCA MAIS
Abstract
Esta pesquisa buscou trazer a experiência vivida a partir do Projeto Kennedy Educa
Mais no município de Presidente Kennedy, no estado do ES. Enquanto política pública
de apoio educacional, o projeto promove aulas de reforço escolar para alunos
matriculados no 3º ao 5º ano nas escolas da rede municipal. Buscou avaliar como a
prática do reforço escolar poderia contribuir para aprendizagem desses alunos. A
proposta foi problematizar junto com a gestão e os docentes que participam do projeto,
qual a contribuição do projeto educacional Kennedy Educa Mais, enquanto ação de
política pública de extensão educacional, voltado ao reforço escolar no processo de
aprendizado e qual o rendimento obtido pelos alunos integrantes. A metodologia
possui uma abordagem qualitativa de natureza exploratória e descritiva a partir de
Silveira e Córdova (2009), e como recurso metodológico, utilizou-se de entrevistas e
questionários abertos. Como produto final foi elaborado uma cartilha para incentivar a
promoção e a participação de outros alunos no projeto Kennedy Educa Mais, como
forma de auxílio à melhora na sua educação.