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dc.contributor.authorASSIS, JANAÍNA SIMONE
dc.date.accessioned2021-08-19T12:30:46Z
dc.date.available2021-08-19T12:30:46Z
dc.date.issued2020-03-27
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/643
dc.description.abstractO presente estudo trata sobre a afetividade no ambiente escolar, tendo como foco o lugar do afeto na relação entre os alunos e na sua importância no processo ensino aprendizagem. Neste sentido, a pesquisa justifica-se por eu lecionar a disciplina de Língua Portuguesa e no decorrer da minha experiência profissional perceber no cotidiano a dificuldade dos alunos em se relacionar afetivamente, falta de respeito com o professor, desinteresse com o conhecimento, o que gerava indisciplina, prejudicando assim o processo ensino-aprendizagem. No campo da educação, surgiram contribuições valiosas de educadores e psicólogos a respeito do funcionamento psíquico humano. Estudiosos como Pestalozzi, Fröebel, Vygotsky, Piaget, Henry Wallon, entre outros, forneceram contribuições respeitosas sobre o assunto. O espaço escolar é um lugar rico em experiências e desafios, que exige de todos os envolvidos, especificamente de professores e alunos, habilidades cognitivas e também emocionais. Demonstramos assim, como a afetividade pode contribuir de maneira positiva no processo ensino-aprendizagem de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal de São Mateus/ES. Os procedimentos escolhidos para a obtenção de dados estão representados pela pesquisa-ação, em que os participantes foi uma turma formada de trinta e dois. Utilizou-se como técnicas de coleta de dados, as observações em sala de aula, seguida de roda de conversa, aplicação de questionário, tendo como produto final a confecção de um ebook. Ao final desta pesquisa, constatamos que a aprendizagem para ser significativa, o professor precisa considerar os aspectos afetivos e motores como aspectos importantes, motivando o aluno com aulas dinâmicas e prazerosas, oportunizando-os à construção do seu próprio conhecimento. Para que essa ação seja positiva, a escola precisa oferecer aos docentes diversos recursos, tanto na área pedagógica como também ferramentas didáticas capazes de auxiliá-los no planejamento destas aulas. De fato, esta dissertação não é conclusiva, pois a emoção ainda precisa ser trabalhada pela escola e pelos profissionais da educação. Muitas reflexões necessitam ser abordadas no âmbito escolar e mais ainda, serem colocadas em prática.pt_BR
dc.subjectEducação. Afetividade. Processo ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.titleAFETIVIDADE: FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS/ESpt_BR


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