AFETIVIDADE: FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS/ES
Resumen
O presente estudo trata sobre a afetividade no ambiente escolar, tendo como foco o
lugar do afeto na relação entre os alunos e na sua importância no processo ensino aprendizagem. Neste sentido, a pesquisa justifica-se por eu lecionar a disciplina de
Língua Portuguesa e no decorrer da minha experiência profissional perceber no
cotidiano a dificuldade dos alunos em se relacionar afetivamente, falta de respeito com
o professor, desinteresse com o conhecimento, o que gerava indisciplina,
prejudicando assim o processo ensino-aprendizagem. No campo da educação,
surgiram contribuições valiosas de educadores e psicólogos a respeito do
funcionamento psíquico humano. Estudiosos como Pestalozzi, Fröebel, Vygotsky,
Piaget, Henry Wallon, entre outros, forneceram contribuições respeitosas sobre o
assunto. O espaço escolar é um lugar rico em experiências e desafios, que exige de
todos os envolvidos, especificamente de professores e alunos, habilidades cognitivas
e também emocionais. Demonstramos assim, como a afetividade pode contribuir de
maneira positiva no processo ensino-aprendizagem de uma turma de 6º ano do Ensino
Fundamental II, de uma escola municipal de São Mateus/ES. Os procedimentos
escolhidos para a obtenção de dados estão representados pela pesquisa-ação, em
que os participantes foi uma turma formada de trinta e dois. Utilizou-se como técnicas
de coleta de dados, as observações em sala de aula, seguida de roda de conversa,
aplicação de questionário, tendo como produto final a confecção de um ebook. Ao final
desta pesquisa, constatamos que a aprendizagem para ser significativa, o professor
precisa considerar os aspectos afetivos e motores como aspectos importantes,
motivando o aluno com aulas dinâmicas e prazerosas, oportunizando-os à construção
do seu próprio conhecimento. Para que essa ação seja positiva, a escola precisa
oferecer aos docentes diversos recursos, tanto na área pedagógica como também
ferramentas didáticas capazes de auxiliá-los no planejamento destas aulas. De fato,
esta dissertação não é conclusiva, pois a emoção ainda precisa ser trabalhada pela
escola e pelos profissionais da educação. Muitas reflexões necessitam ser abordadas
no âmbito escolar e mais ainda, serem colocadas em prática.