• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

AFETIVIDADE: FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS/ES

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (2.166Mb)
Date
2020-03-27
Author
ASSIS, JANAÍNA SIMONE
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente estudo trata sobre a afetividade no ambiente escolar, tendo como foco o lugar do afeto na relação entre os alunos e na sua importância no processo ensino aprendizagem. Neste sentido, a pesquisa justifica-se por eu lecionar a disciplina de Língua Portuguesa e no decorrer da minha experiência profissional perceber no cotidiano a dificuldade dos alunos em se relacionar afetivamente, falta de respeito com o professor, desinteresse com o conhecimento, o que gerava indisciplina, prejudicando assim o processo ensino-aprendizagem. No campo da educação, surgiram contribuições valiosas de educadores e psicólogos a respeito do funcionamento psíquico humano. Estudiosos como Pestalozzi, Fröebel, Vygotsky, Piaget, Henry Wallon, entre outros, forneceram contribuições respeitosas sobre o assunto. O espaço escolar é um lugar rico em experiências e desafios, que exige de todos os envolvidos, especificamente de professores e alunos, habilidades cognitivas e também emocionais. Demonstramos assim, como a afetividade pode contribuir de maneira positiva no processo ensino-aprendizagem de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola municipal de São Mateus/ES. Os procedimentos escolhidos para a obtenção de dados estão representados pela pesquisa-ação, em que os participantes foi uma turma formada de trinta e dois. Utilizou-se como técnicas de coleta de dados, as observações em sala de aula, seguida de roda de conversa, aplicação de questionário, tendo como produto final a confecção de um ebook. Ao final desta pesquisa, constatamos que a aprendizagem para ser significativa, o professor precisa considerar os aspectos afetivos e motores como aspectos importantes, motivando o aluno com aulas dinâmicas e prazerosas, oportunizando-os à construção do seu próprio conhecimento. Para que essa ação seja positiva, a escola precisa oferecer aos docentes diversos recursos, tanto na área pedagógica como também ferramentas didáticas capazes de auxiliá-los no planejamento destas aulas. De fato, esta dissertação não é conclusiva, pois a emoção ainda precisa ser trabalhada pela escola e pelos profissionais da educação. Muitas reflexões necessitam ser abordadas no âmbito escolar e mais ainda, serem colocadas em prática.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/643
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback