Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBAPTISTA, IVANETE
dc.date.accessioned2021-08-19T12:17:06Z
dc.date.available2021-08-19T12:17:06Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/640
dc.description.abstractEsta pesquisa trata da ludicidade – jogos e brincadeiras na educação, principalmente no que diz respeito ao processo de alfabetização no primeiro e segundo anos do ensino fundamental. Tem como principal objetivo relatar a importância da ludicidade, dando ênfase ao processo de alfabetização em uma escola situada em Presidente Kennedy-ES, além de apresentar a ludicidade como estratégia de ensino, conceitos, importância e propiciar o conhecimento no que concerne às regras e convívio social. Foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica de renomados estudiosos e da legislação vigente. A metodologia, que se mostrou quantitativa e qualitativa, foi o estudo de caso, demonstrado por gráficos com registro das porcentagens encontradas nos resultados, na análise dos dados e nas falas dos atores envolvidos. A problemática se justifica mediante a importância das atividades lúdicas na alfabetização, uma vez que jogos e brincadeiras são essenciais na construção de uma aprendizagem significativa, nos anos iniciais, ao auxiliar de maneira aprazível na disciplina ministrada. Como produto final, ficou sugerido a oficina do Bingo Sonoro, aplicada, passo a passo, aos professores das séries iniciais do ensino fundamental na escola pesquisada. Constatou-se que os jogos e as brincadeiras são altamente importantes para o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.subjectEducação. Alfabetização. Atividades Lúdicas.pt_BR
dc.titleO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA DE PRESIDENTE KENNEDY-ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples