O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
Abstract
Esta pesquisa trata da ludicidade – jogos e brincadeiras na educação, principalmente
no que diz respeito ao processo de alfabetização no primeiro e segundo anos do
ensino fundamental. Tem como principal objetivo relatar a importância da ludicidade,
dando ênfase ao processo de alfabetização em uma escola situada em Presidente
Kennedy-ES, além de apresentar a ludicidade como estratégia de ensino, conceitos,
importância e propiciar o conhecimento no que concerne às regras e convívio social.
Foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica de renomados estudiosos e da
legislação vigente. A metodologia, que se mostrou quantitativa e qualitativa, foi o
estudo de caso, demonstrado por gráficos com registro das porcentagens encontradas
nos resultados, na análise dos dados e nas falas dos atores envolvidos. A
problemática se justifica mediante a importância das atividades lúdicas na
alfabetização, uma vez que jogos e brincadeiras são essenciais na construção de uma
aprendizagem significativa, nos anos iniciais, ao auxiliar de maneira aprazível na
disciplina ministrada. Como produto final, ficou sugerido a oficina do Bingo Sonoro,
aplicada, passo a passo, aos professores das séries iniciais do ensino fundamental
na escola pesquisada. Constatou-se que os jogos e as brincadeiras são altamente
importantes para o processo de ensino-aprendizagem, sobretudo na educação infantil
e nas séries iniciais do ensino fundamental.