INDISCIPLINA ESCOLAR: DESAFIO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE MANTENÓPOLIS/ES
Resumo
A discussão sobre a temática “indisciplina escolar” em jornadas pedagógicas,
conselhos de classe e planejamentos individuais/coletivos na escola pesquisada de
Mantenópolis/ES tem se tornado comum, intensa e desafiadora nos últimos anos,
motivo de escolha desse problema para a pesquisa. Muitos docentes têm lacunas na
formação acadêmica, direcionadas à utilização de técnicas e metodologias diversas
para conter, minimizar e mediar conflitos entre os alunos em sala de aula. Com o
aumento significativo dos registros de ocorrência indisciplinar, cometidos pelos
estudantes na referida escola, buscou-se, como resposta para o objetivo geral deste
estudo, analisar os possíveis impactos causados por essa problemática na
aprendizagem dos estudantes. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa de
caráter qualitativo, com os seguintes objetivos específicos: identificar as maiores
incidências de indisciplina escolar dos alunos de uma escola de Mantenópolis/ES,
registrados em livro próprio; descrever as ações utilizadas pela escola nos casos de
indisciplina escolar à luz do regimento comum; verificar os resultados obtidos —
aproveitamento escolar — dos alunos “indisciplinados” nos trimestres avaliados do
ano letivo 2019. Como instrumentos de coleta de dados, levantou-se o perfil dos
discentes e docentes atuantes em sala de aula. Realizou-se uma entrevista
semiestruturada com os sujeitos para compreender, com base nos dados coletados,
as percepções que eles têm dos conceitos abordados e, dessa forma, construir
caminhos pedagógicos sob orientação/guia dos referenciais teóricos que embasam a
discussão da temática em livros e dissertações. Conclui-se, a partir da pesquisa, que
a indisciplina escolar prejudica a aprendizagem escolar dos alunos, vista nos boletins
de notas, e que tal prática se dá por boa parte dos alunos com baixo aproveitamento
escolar através da distorção idade/série/ano — reprovação em anos anteriores — e
predominantemente da relação interpessoal/conflitos. Portanto, é necessário
aprofundamento/estudo da equipe escolar acerca dessa problemática para melhor
enfrentamento, revisão do regimento interno de forma democrática com todos os
segmentos da comunidade escolar, construção de acordos/contratos pedagógicos
entre discentes/docentes, ações de protagonismo em grupo de forma lúdica para
estreitamento da amizade, empatia e monitoramento constante da equipe pedagógica
em relação à aprendizagem dos alunos que praticarem ações “indisciplinares”