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dc.contributor.authorALMEIDA, EDIVALDO
dc.date.accessioned2021-08-18T18:36:19Z
dc.date.available2021-08-18T18:36:19Z
dc.date.issued2020-06-29
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/628
dc.description.abstractA discussão sobre a temática “indisciplina escolar” em jornadas pedagógicas, conselhos de classe e planejamentos individuais/coletivos na escola pesquisada de Mantenópolis/ES tem se tornado comum, intensa e desafiadora nos últimos anos, motivo de escolha desse problema para a pesquisa. Muitos docentes têm lacunas na formação acadêmica, direcionadas à utilização de técnicas e metodologias diversas para conter, minimizar e mediar conflitos entre os alunos em sala de aula. Com o aumento significativo dos registros de ocorrência indisciplinar, cometidos pelos estudantes na referida escola, buscou-se, como resposta para o objetivo geral deste estudo, analisar os possíveis impactos causados por essa problemática na aprendizagem dos estudantes. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa de caráter qualitativo, com os seguintes objetivos específicos: identificar as maiores incidências de indisciplina escolar dos alunos de uma escola de Mantenópolis/ES, registrados em livro próprio; descrever as ações utilizadas pela escola nos casos de indisciplina escolar à luz do regimento comum; verificar os resultados obtidos — aproveitamento escolar — dos alunos “indisciplinados” nos trimestres avaliados do ano letivo 2019. Como instrumentos de coleta de dados, levantou-se o perfil dos discentes e docentes atuantes em sala de aula. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com os sujeitos para compreender, com base nos dados coletados, as percepções que eles têm dos conceitos abordados e, dessa forma, construir caminhos pedagógicos sob orientação/guia dos referenciais teóricos que embasam a discussão da temática em livros e dissertações. Conclui-se, a partir da pesquisa, que a indisciplina escolar prejudica a aprendizagem escolar dos alunos, vista nos boletins de notas, e que tal prática se dá por boa parte dos alunos com baixo aproveitamento escolar através da distorção idade/série/ano — reprovação em anos anteriores — e predominantemente da relação interpessoal/conflitos. Portanto, é necessário aprofundamento/estudo da equipe escolar acerca dessa problemática para melhor enfrentamento, revisão do regimento interno de forma democrática com todos os segmentos da comunidade escolar, construção de acordos/contratos pedagógicos entre discentes/docentes, ações de protagonismo em grupo de forma lúdica para estreitamento da amizade, empatia e monitoramento constante da equipe pedagógica em relação à aprendizagem dos alunos que praticarem ações “indisciplinares”pt_BR
dc.subject: Indisciplina escolar. Aprendizagem. Regimento comum. Práticas pedagógicas. Relações interpessoais.pt_BR
dc.titleINDISCIPLINA ESCOLAR: DESAFIO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DE MANTENÓPOLIS/ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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