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dc.contributor.authorSILVA, DACIANA
dc.date.accessioned2021-08-18T18:08:14Z
dc.date.available2021-08-18T18:08:14Z
dc.date.issued2020-11-23
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/624
dc.description.abstractOs alunos com dificuldades matemáticas são classificados como portadores de discalculia. Eles têm uma deficiência peculiar na aquisição de habilidades matemáticas. Como resultado, foi pensado o uso de tecnologias assistivas como forma de contribuir para as dificuldades de aprendizagem do aluno com discalculia. O objetivo foi discutir as contribuições que a tecnologia assistiva trará ao processo de aprendizagem desse aluno. Inicialmente, foi feita uma tentativa de detectar o conhecimento matemático pré-existente do aluno pesquisado. Posteriormente, investigou-se como se dá a interação do aluno com a tecnologia assistiva, frente a outros recursos tradicionais utilizados. A seguir, identificamos as relações associadas pelo aluno; depois utilizamos a tecnologia assistiva na apropriação dos conteúdos estudados. Para a construção do referencial teórico, buscou-se selecionar autores que dialogassem com nossa proposta de pesquisa, tais como: Butterworth (2003 e 2005), Shalev (2004), Morton e Frith (1995), Krol et al. (2004), Beacham e Trott (2005), Bird (2011), (Gordon, 1992), Geary (2000), Piaget (1952), (Geary, Hamson e Hoard, 2000), Gelman e Gallistel (1978), Koontz e Berch (1996), (Bennett, 2006; Rourke, 1993), entre outros que compõem os estudos sobre o tema desta pesquisa de forma detalhada. Para a realização do estudo, optou-se por uma pesquisa qualitativa descritiva por meio do estudo de caso, pois, será encaminhado para uma pesquisa empírica. O sujeito escolhido para a pesquisa foi um aluno de quatorze anos, devidamente matriculado no 6º ano do ensino fundamental. Ressaltamos que a pesquisa será virtual, devido ao isolamento social que vivemos no momento. Foram realizadas entrevistas com perguntas semiestruturadas aos participantes, à pedagoga, à professora de matemática e aos responsáveis, a fim de conhecer o cotidiano escolar e familiar do aluno. Após a coleta de dados, foram realizadas análises e interpretações cujos objetivos eram organizar os dados que fornecessem as respostas ao problema proposto para investigação. Portanto, iniciamos o processo de inclusão de tecnologias assistivas como um complemento ao seu aprendizado matemático. Com base nas necessidades dos alunos com discalculia, ao final construímos um produto educacional que nortearia o trabalho dos profissionais que atendem esses alunos. Acredita-se que este trabalho seja relevante, pois permite que alunos discalclicos tenham independência e rapidez em seu aprendizado.pt_BR
dc.subjectTecnologias assistivas. Isolamento social. Discalculiapt_BR
dc.titleTECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNO COM DISCALCULIA: UM ESTUDO DE CASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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