• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNO COM DISCALCULIA: UM ESTUDO DE CAS

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (6.225Mb)
Data
2020-11-23
Autor
SILVA, DACIANA
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Os alunos com dificuldades matemáticas são classificados como portadores de discalculia. Eles têm uma deficiência peculiar na aquisição de habilidades matemáticas. Como resultado, foi pensado o uso de tecnologias assistivas como forma de contribuir para as dificuldades de aprendizagem do aluno com discalculia. O objetivo foi discutir as contribuições que a tecnologia assistiva trará ao processo de aprendizagem desse aluno. Inicialmente, foi feita uma tentativa de detectar o conhecimento matemático pré-existente do aluno pesquisado. Posteriormente, investigou-se como se dá a interação do aluno com a tecnologia assistiva, frente a outros recursos tradicionais utilizados. A seguir, identificamos as relações associadas pelo aluno; depois utilizamos a tecnologia assistiva na apropriação dos conteúdos estudados. Para a construção do referencial teórico, buscou-se selecionar autores que dialogassem com nossa proposta de pesquisa, tais como: Butterworth (2003 e 2005), Shalev (2004), Morton e Frith (1995), Krol et al. (2004), Beacham e Trott (2005), Bird (2011), (Gordon, 1992), Geary (2000), Piaget (1952), (Geary, Hamson e Hoard, 2000), Gelman e Gallistel (1978), Koontz e Berch (1996), (Bennett, 2006; Rourke, 1993), entre outros que compõem os estudos sobre o tema desta pesquisa de forma detalhada. Para a realização do estudo, optou-se por uma pesquisa qualitativa descritiva por meio do estudo de caso, pois, será encaminhado para uma pesquisa empírica. O sujeito escolhido para a pesquisa foi um aluno de quatorze anos, devidamente matriculado no 6º ano do ensino fundamental. Ressaltamos que a pesquisa será virtual, devido ao isolamento social que vivemos no momento. Foram realizadas entrevistas com perguntas semiestruturadas aos participantes, à pedagoga, à professora de matemática e aos responsáveis, a fim de conhecer o cotidiano escolar e familiar do aluno. Após a coleta de dados, foram realizadas análises e interpretações cujos objetivos eram organizar os dados que fornecessem as respostas ao problema proposto para investigação. Portanto, iniciamos o processo de inclusão de tecnologias assistivas como um complemento ao seu aprendizado matemático. Com base nas necessidades dos alunos com discalculia, ao final construímos um produto educacional que nortearia o trabalho dos profissionais que atendem esses alunos. Acredita-se que este trabalho seja relevante, pois permite que alunos discalclicos tenham independência e rapidez em seu aprendizado.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/624
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião