NARRATIVAS COMPARTILHADAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DE COMUNIDADE QUILOMBOLA: PRESERVAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS CULTURAIS
Abstract
O objetivo geral desta pesquisa é compreender as práticas culturais, especialmente,
as práticas corporais, por meio dos processos de rememoração de estudantes da EJA
em uma instituição quilombola, situada no município de Presidente Kennedy/ES. Para
a coleta de dados da pesquisa foi utilizada análise das histórias sobre as experiências
dos quilombolas, destacando a cultura local que contribuiu para a identificação e
constituição dos negros, além de entrevistas semiestruturadas a moradores da
Comunidade Boa Esperança, consultas a fotografias antigas e diários de campo
produzidos durante as intervenções na EMEFP “Jiboia”. Os resultados obtidos indicam
que os alunos demonstram predisposição para a aprendizagem de educação física.
Conclui-se com a proposta de prosseguir esta investigação no futuro com a finalidade
de melhorar os fundamentos e cooperar para com outros projetos acadêmicos
fornecendo informações aos profissionais da Educação Física, pesquisadores e
comunidade.