JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS: UMA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Data
2016-12-01Autor
Santos, Irusca Da Costa
Pinheiro, Rosilene Aparecida
Dos Santos, Welington Polato
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho fala do tema de modo geral Jogos e Brincadeiras Tradicionais e
apresenta uma sugestão de discussão dessa temática, trazendo uma proposta
pedagógica que evidencia a contribuição, a vivência desses jogos e o resgate cultural
que tem se perdido em meio às tecnologias. Visa à importância do brincar para o
desenvolvimento integral da criança, propondo-se assim a valorização das
brincadeiras tradicionais no contexto escolar. Seu propósito é evidenciar que Jogos e
Brincadeiras Tradicionais podem ser usados como instrumentos para o
desenvolvimento do aluno nas aulas de Educação Física como um componente
importante no universo da cultura corporal. Para isso o jogo e brincadeira são
caracterizados como momento de lazer, enquanto ferramenta educacional e enquanto
elemento cultural, desta forma aproxima-se o jogo da área de Educação Física como
conteúdo da Educação Física escolar. O projeto de intervenção se deu em uma escola
da rede municipal de São Mateus/ES, onde os dados apresentados mostram uma
situação concreta que os jogos e brincadeiras tradicionais podem ser resgatados com
toda sua cultura para os dias atuais.
Collections
- Educação Física [40]