dc.contributor.author | Santos, Irusca Da Costa | |
dc.contributor.author | Pinheiro, Rosilene Aparecida | |
dc.contributor.author | Dos Santos, Welington Polato | |
dc.date.accessioned | 2021-06-09T22:50:58Z | |
dc.date.available | 2021-06-09T22:50:58Z | |
dc.date.issued | 2016-12-01 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/388 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho fala do tema de modo geral Jogos e Brincadeiras Tradicionais e
apresenta uma sugestão de discussão dessa temática, trazendo uma proposta
pedagógica que evidencia a contribuição, a vivência desses jogos e o resgate cultural
que tem se perdido em meio às tecnologias. Visa à importância do brincar para o
desenvolvimento integral da criança, propondo-se assim a valorização das
brincadeiras tradicionais no contexto escolar. Seu propósito é evidenciar que Jogos e
Brincadeiras Tradicionais podem ser usados como instrumentos para o
desenvolvimento do aluno nas aulas de Educação Física como um componente
importante no universo da cultura corporal. Para isso o jogo e brincadeira são
caracterizados como momento de lazer, enquanto ferramenta educacional e enquanto
elemento cultural, desta forma aproxima-se o jogo da área de Educação Física como
conteúdo da Educação Física escolar. O projeto de intervenção se deu em uma escola
da rede municipal de São Mateus/ES, onde os dados apresentados mostram uma
situação concreta que os jogos e brincadeiras tradicionais podem ser resgatados com
toda sua cultura para os dias atuais. | pt_BR |
dc.subject | Educação, Educação Física, Jogos e Brincadeiras. | pt_BR |
dc.title | JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS: UMA POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Working Paper | pt_BR |