• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Trabalhos Acadêmicos
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Educação Física
  • View Item
  •   Home Page
  • Trabalhos Acadêmicos
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Educação Física
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PROPOSIÇÕES A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Thumbnail
View/Open
TCC Nathalia Pronto para imprimir.pdf (1.940Mb)
Date
2016-12-01
Author
De Oliveira, Nathália Alves
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente trabalho trata da Dança nas aulas de Educação Física, relatando sobre a história da dança no que tange a seu surgimento e evolução, aborda-se também alguns conceitos sobre o assunto para poder a partir de então discutir sobre a dança na escola e mais especificamente nas aulas de Educação Física. São evidenciadas as propostas que os PCNs de Educação Física trazem sobre a abordagem desse conteúdo nas aulas da disciplina, discutindo-se alguns aspectos com foco na atuação pedagógica no primeiro ciclo do ensino fundamental. Discute-se sobre alguns desafios encontrados quando do trato da temática dança nas aulas de Educação Física, apontando que ao professor cabe saber lidar com todas essas questões da melhor maneira possível, adaptando sua ação a realidade encontrada. O trabalho aponta alternativas de como se trabalhar a dança, como uma pratica pedagógica significativa para os alunos na escola, apontando pontos que podem favorecer o desenvolvimento da criança em vários aspectos, bem como relatando sobre a importância de oportunizar essa prática corporal aos alunos. A pesquisa de campo realizada com alunos do 3º ano do ensino fundamental traz uma proposta de trabalho por meio de uma prática pedagógica com o conteúdo dança nas aulas de Educação Física, a partir de vivencias intimamente ligadas ao universo infantil, com uso das Cirandas, das Parlendas e das Lengalengas, possibilitando as crianças significar e ressignificar estas manifestações da cultura infantil através da dança. Os dados apresentados revelam a satisfação das crianças durante as atividades desenvolvidas, bem como deixa clara a forma como elas se apropriaram das práticas e como as modificaram a seu gosto, expressando-se e explorando suas possibilidades corporais com / pela dança.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/387
Collections
  • Educação Física [40]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback