dc.description.abstract | O presente trabalho trata da Dança nas aulas de Educação Física, relatando sobre a
história da dança no que tange a seu surgimento e evolução, aborda-se também
alguns conceitos sobre o assunto para poder a partir de então discutir sobre a dança
na escola e mais especificamente nas aulas de Educação Física. São evidenciadas as
propostas que os PCNs de Educação Física trazem sobre a abordagem desse
conteúdo nas aulas da disciplina, discutindo-se alguns aspectos com foco na atuação
pedagógica no primeiro ciclo do ensino fundamental. Discute-se sobre alguns desafios
encontrados quando do trato da temática dança nas aulas de Educação Física,
apontando que ao professor cabe saber lidar com todas essas questões da melhor
maneira possível, adaptando sua ação a realidade encontrada. O trabalho aponta
alternativas de como se trabalhar a dança, como uma pratica pedagógica significativa
para os alunos na escola, apontando pontos que podem favorecer o desenvolvimento
da criança em vários aspectos, bem como relatando sobre a importância de
oportunizar essa prática corporal aos alunos. A pesquisa de campo realizada com
alunos do 3º ano do ensino fundamental traz uma proposta de trabalho por meio de
uma prática pedagógica com o conteúdo dança nas aulas de Educação Física, a partir
de vivencias intimamente ligadas ao universo infantil, com uso das Cirandas, das
Parlendas e das Lengalengas, possibilitando as crianças significar e ressignificar
estas manifestações da cultura infantil através da dança. Os dados apresentados
revelam a satisfação das crianças durante as atividades desenvolvidas, bem como
deixa clara a forma como elas se apropriaram das práticas e como as modificaram a
seu gosto, expressando-se e explorando suas possibilidades corporais com / pela
dança. | pt_BR |