A RELEVANCIA DO “BRINCAR” PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS - ES
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Data
2016-12-01Autor
Duarte, Antônio Carlos Dos Santos
Conceição, Jose Evangelista Silva
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O brincar é uma das principais ferramentas para deficientes intelectuais usada para
proporcionar desenvolvimentos cognitivos, motor, emocional, social. Através da
brincadeira observam-se as atitudes da criança e o que ela compreende do mundo
ao seu redor. Diante de pesquisa em escola nas suas aulas de educação física, que
fato tenha adquirido resultados positivos para indagar crianças com deficiências
intelectuais no trabalho com perguntas educativas? Baseado em nosso problema,
espera-se alcançar os seguintes objetivos, levantar as principais contribuições que o
brincar proporciona a criança com deficiência intelectual, assim como, identificar
através de entrevista com perguntas fechadas a importância que o professor de
educação física dá ao brincar em suas aulas; levantar estratégias usadas para
aplicação de brincadeiras de forma que proporcione prazer, bem-estar e desenvolva
a motricidade, o cognitivo, e o afetivo-social da criança com deficiência intelectual;
desenvolver contribuições relevantes quanto a importância do brincar para crianças
com deficiência intelectual. A partir dos objetivos abordados, justifica-se que esta
pesquisa é extremamente importante ao conhecimento do professor de educação
física e a sociedade de forma geral. Ao professor a pesquisa traz contribuições
relevantes que o auxiliarão na hora de elaborar seus planos de aula, não apenas na
elaboração e execução de atividades, mas no cuidado que o professor precisa ter ao
realizar suas aulas, não que o deficiente seja diferente dos demais, afinal possui os
mesmos direitos, mas o cuidado em torná-los inclusos e participantes das aulas de
educação física. E quanto à sociedade, esta pesquisa traz informações de que a
criança com deficiência intelectual pode ter uma vida como qualquer outra e pode se
tornar um adulto autônomo e crítico. A partir daí, precisa reconhecer que a mesma
possui responsabilidades no crescimento e desenvolvimento da criança com
deficiência intelectual, ou seja, precisa aceitá-la do jeito que é com suas limitações,
dificuldades e como cidadão. A pesquisa se enquadra na área de conhecimento a
Ciências da Saúde. Quanto à finalidade, se caracteriza como pesquisa aplicada,
pois está voltada à aquisição de conhecimentos com vistas à aplicação numa
situação específica. Abordagem da pesquisa foi exploratória segundo seus objetivos,
pois possui propósito de proporcionar maior familiaridade com o problema. A coleta
de dados ocorreu através de levantamento bibliográfico e entrevista com pessoas no 8
caso professores de educação física da rede municipal de ensino que possuem
experiência prática em aulas de educação física com crianças com deficiência
intelectual. O método empregado é o qualitativo, caracterizando qualificação dos
dados coletados durante a análise do problema. Portanto, os resultados obtidos na
entrevista e acompanhamento dos planos de aula aplicados nas aulas de educação
física foram satisfatórios. Pode ser observado que ainda com dificuldades na
estrutura física e muitas vezes pedagógica da escola, há professores da educação
física que decidiram romper barreiras e paradigmas para oferecer ao seu aluno uma
aula de qualidade e que vai gerar a curto ou longo prazo desenvolvimento e
amadurecimento.
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- Educação Física [40]