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dc.contributor.authorDuarte, Antônio Carlos Dos Santos
dc.contributor.authorConceição, Jose Evangelista Silva
dc.date.accessioned2021-06-09T22:42:22Z
dc.date.available2021-06-09T22:42:22Z
dc.date.issued2016-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/385
dc.description.abstractO brincar é uma das principais ferramentas para deficientes intelectuais usada para proporcionar desenvolvimentos cognitivos, motor, emocional, social. Através da brincadeira observam-se as atitudes da criança e o que ela compreende do mundo ao seu redor. Diante de pesquisa em escola nas suas aulas de educação física, que fato tenha adquirido resultados positivos para indagar crianças com deficiências intelectuais no trabalho com perguntas educativas? Baseado em nosso problema, espera-se alcançar os seguintes objetivos, levantar as principais contribuições que o brincar proporciona a criança com deficiência intelectual, assim como, identificar através de entrevista com perguntas fechadas a importância que o professor de educação física dá ao brincar em suas aulas; levantar estratégias usadas para aplicação de brincadeiras de forma que proporcione prazer, bem-estar e desenvolva a motricidade, o cognitivo, e o afetivo-social da criança com deficiência intelectual; desenvolver contribuições relevantes quanto a importância do brincar para crianças com deficiência intelectual. A partir dos objetivos abordados, justifica-se que esta pesquisa é extremamente importante ao conhecimento do professor de educação física e a sociedade de forma geral. Ao professor a pesquisa traz contribuições relevantes que o auxiliarão na hora de elaborar seus planos de aula, não apenas na elaboração e execução de atividades, mas no cuidado que o professor precisa ter ao realizar suas aulas, não que o deficiente seja diferente dos demais, afinal possui os mesmos direitos, mas o cuidado em torná-los inclusos e participantes das aulas de educação física. E quanto à sociedade, esta pesquisa traz informações de que a criança com deficiência intelectual pode ter uma vida como qualquer outra e pode se tornar um adulto autônomo e crítico. A partir daí, precisa reconhecer que a mesma possui responsabilidades no crescimento e desenvolvimento da criança com deficiência intelectual, ou seja, precisa aceitá-la do jeito que é com suas limitações, dificuldades e como cidadão. A pesquisa se enquadra na área de conhecimento a Ciências da Saúde. Quanto à finalidade, se caracteriza como pesquisa aplicada, pois está voltada à aquisição de conhecimentos com vistas à aplicação numa situação específica. Abordagem da pesquisa foi exploratória segundo seus objetivos, pois possui propósito de proporcionar maior familiaridade com o problema. A coleta de dados ocorreu através de levantamento bibliográfico e entrevista com pessoas no 8 caso professores de educação física da rede municipal de ensino que possuem experiência prática em aulas de educação física com crianças com deficiência intelectual. O método empregado é o qualitativo, caracterizando qualificação dos dados coletados durante a análise do problema. Portanto, os resultados obtidos na entrevista e acompanhamento dos planos de aula aplicados nas aulas de educação física foram satisfatórios. Pode ser observado que ainda com dificuldades na estrutura física e muitas vezes pedagógica da escola, há professores da educação física que decidiram romper barreiras e paradigmas para oferecer ao seu aluno uma aula de qualidade e que vai gerar a curto ou longo prazo desenvolvimento e amadurecimento.pt_BR
dc.subjectBrincar, deficiência intelectual, desenvolvimento.pt_BR
dc.titleA RELEVANCIA DO “BRINCAR” PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS - ESpt_BR
dc.typeWorking Paperpt_BR


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