A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS
Fecha
2016-12-01Autor
Benicá, Alexson Medeiros
Borges, Eline Dos Santos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Quando pensamos em Educação Física inclusiva, a ideia conceitual de inserção do
aluno a disciplina, onde está associada à questão de todos os paradigmas que a
inclusão traz em seu processo, esta se mostra capaz de formar cidadãos e pessoas
críticas de pensamento, contribui intrinsecamente para o desenvolvimento deste
processo.No entanto, consiste tornar o âmbito escolar viável para a convivência
entre pessoas de todos os tipos e inteligentes na realização de seus direitos,
necessidades e potencialidades. Sendo assim, este estudo busca relatar as
estratégias de ensino utilizadas, o contexto elaborado pelos professores de
Educação Física para a inclusão dos alunos surdos em suas aulas, dando-se então
como temática: A Inclusão do aluno surdo nas aulas de Educação Física escolar no
município de São Mateus. A proposta é registrar através de observações e
entrevista semiestruturada, as estratégias que estão sendo utilizadas para o
desenvolvimento do ensino/aprendizagem destes estudantes. Através dos relatos
dos professores, e com base em nosso referencial teórico, poderemos analisar se as
estratégias de ensino utilizadas pelos profissionais desta área são eficazes para o
desenvolvimento do aluno surdo, e de que forma essas estratégias auxiliarão futuros
professores enquanto atuantes na área da Educação Especial. Abordaremos neste
trabalho, os caminhos da educação dos surdos, e o contexto histórico da educação
inclusiva, e a inclusão do aluno surdo nas aulas de Educação Física escolar.
Colecciones
- Educação Física [40]