PROBLEMAS ÉTICOS NA PRÁTICA CLÍNICA EM ENFERMAGEM: A CONCEPÇÃO DOS DISCENTES DE UMA FACULDADE PRIVADA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO
Visualizar/ Abrir
Data
2019-12-01Autor
Salgado, Mariana Rodrigues
Da Silva, Niévia Batista
Dos Santos, Solange Almeida
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ensino da ética é de extrema importância na formação dos profissionais de
enfermagem, para que estes, futuramente, demonstrem suas experiências já
vivenciadas nos campos de estágios, intervindo nos espaços que mais apresentam
problemas éticos da melhor maneira possível. Dentro desse contexto de ensino da
ética, os docentes são responsáveis por planejar estratégias a partir dos problemas
identificados dando visibilidade à ética em todos os momentos da formação, assim,
tal profissional estará qualificado e preparado para atuar em todas as áreas da saúde,
com o objetivo de definir o perfil profissional capaz de articular intervenções nos
serviços de assistência à saúde. Diante do exposto, esta pesquisa teve como objetivo
geral analisar a concepção dos acadêmicos de enfermagem sobre o enfrentamento
de problemas éticos vivenciados em prática assistencial visando identificar os
principais problemas éticos vivenciados pelos acadêmicos de enfermagem durante a
prática clínica assistencial e apontar as principais dificuldades dos acadêmicos no
enfrentamento dos mesmos. Trata-se de um estudo do tipo exploratório com
abordagem qualitativa. A coleta foi realizada após aprovação do Comitê de Ética em
Pesquisa e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, com posterior
interpretação dos dados. Os principais problemas éticos encontrados foram em
relação ao relacionamento dos alunos com os professores diante de algumas
situações mais delicadas, que de acordo com os relatos traduzem em dificuldade
mediante situações de conflitos. A partir da análise das entrevistas e das literaturas
investigadas, foi possível concluir que o ensino da ética no percurso da formação
acadêmica pode-se fundamentar em aspectos holísticos, culturais e parte em
experiências vivenciadas durante a formação acadêmica. Partindo do pressuposto de
que o acadêmico passa por diversas experiências éticas durante o período de
graduação, o estudo reforçou o conhecimento produzido acerca da relação entre
educação, ética e o cuidado profissional qualificado, assim como a importância de
instrumentalizar professores e práticas educativas voltadas às competências éticas.
Collections
- Enfermagem [15]